• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2005.tde-22122022-181725
Document
Auteur
Nom complet
Ingrid Hötte Ambrogi
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Mota, Carlos Guilherme Santos Seroa da (Président)
Beisiegel, Celso de Rui
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Capelato, Maria Helena Rolim
Reis Filho, Nestor Goulart
Titre en portugais
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos
Mots-clés en portugais
Arquitetura escolar
Escola pública em São Paulo
História da educação
Métodos educacionais
Resumé en portugais
Esta tese consiste em uma investigação sobre a história da escola primária pública paulistana, em que analisamos sua trajetória ao longo de oitenta anos (1922-2001). A periodização escolhida remete a tentativa de reconhecer as rupturas e as heranças do modelo escolar paulista desde o último decênio da Primeira República até a nossa história recente. O trabalho procura identificar o lugar da escola frente aos processos urbanos sofridos pela cidade de São Paulo e a arquitetura escolar desenvolvida por diferentes instituições ao longo dessa periodização. Considera-se que a arquitetura da escola institui um programa pedagógico específico, exigindo, portanto, uma leitura de tal particularidade analítica. Através dos modos e dos costumes mediante os quais a materialidade da escola se dá, é possível rastrear muitos de seus gestos e de suas posturas perante as questões educacionais. É possível, ainda, observar o panorama da constituição da cidade nos lugares sociais que incluem, como protagonistas, os diferentes edifícios escolares. A tese aqui desenvolvida debruça-se, ainda, sobre incoerências entre as correntes metodológicas adotadas oficialmente com a organização espacial da sala de aula que revelam sua impossibilidade e a conseqüente imagem do aluno expressa nos uniformes escolares
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Educational methods
History of education
Public school of São Paulo
School architecture
Resumé en anglais
This thesis is an investigation about the public primary school of São Paulo that we analyze its trajectory in a period of eighty years (1922-2001). This chosen period is related to the effort of examining the ruptures the inheritance of school models of São Paulo since the last decade of First Republic until our recent history. This study intends to identify the school place at the head of the urban processes suffered by São Paulo city and the school architecture developed by different institutions during of this period. Considering that the architecture of the school establishes a specific pedagogical program that requires a reading of analytical particular. Across the ways and costumes of the school material, it's possible to observe the panorama of the city constitution in the social places that include, as protagonists, the different school buildings. The developed work leans over incoherence among methodological currents adopted officially with the space organization of the classroom that reveals its impossibility and consequent image of the pupil that is expressed in the school uniforms
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-12-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.