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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2005.tde-22122022-181725
Documento
Autor
Nome completo
Ingrid Hötte Ambrogi
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Mota, Carlos Guilherme Santos Seroa da (Presidente)
Beisiegel, Celso de Rui
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Capelato, Maria Helena Rolim
Reis Filho, Nestor Goulart
Título em português
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos
Palavras-chave em português
Arquitetura escolar
Escola pública em São Paulo
História da educação
Métodos educacionais
Resumo em português
Esta tese consiste em uma investigação sobre a história da escola primária pública paulistana, em que analisamos sua trajetória ao longo de oitenta anos (1922-2001). A periodização escolhida remete a tentativa de reconhecer as rupturas e as heranças do modelo escolar paulista desde o último decênio da Primeira República até a nossa história recente. O trabalho procura identificar o lugar da escola frente aos processos urbanos sofridos pela cidade de São Paulo e a arquitetura escolar desenvolvida por diferentes instituições ao longo dessa periodização. Considera-se que a arquitetura da escola institui um programa pedagógico específico, exigindo, portanto, uma leitura de tal particularidade analítica. Através dos modos e dos costumes mediante os quais a materialidade da escola se dá, é possível rastrear muitos de seus gestos e de suas posturas perante as questões educacionais. É possível, ainda, observar o panorama da constituição da cidade nos lugares sociais que incluem, como protagonistas, os diferentes edifícios escolares. A tese aqui desenvolvida debruça-se, ainda, sobre incoerências entre as correntes metodológicas adotadas oficialmente com a organização espacial da sala de aula que revelam sua impossibilidade e a conseqüente imagem do aluno expressa nos uniformes escolares
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Educational methods
History of education
Public school of São Paulo
School architecture
Resumo em inglês
This thesis is an investigation about the public primary school of São Paulo that we analyze its trajectory in a period of eighty years (1922-2001). This chosen period is related to the effort of examining the ruptures the inheritance of school models of São Paulo since the last decade of First Republic until our recent history. This study intends to identify the school place at the head of the urban processes suffered by São Paulo city and the school architecture developed by different institutions during of this period. Considering that the architecture of the school establishes a specific pedagogical program that requires a reading of analytical particular. Across the ways and costumes of the school material, it's possible to observe the panorama of the city constitution in the social places that include, as protagonists, the different school buildings. The developed work leans over incoherence among methodological currents adopted officially with the space organization of the classroom that reveals its impossibility and consequent image of the pupil that is expressed in the school uniforms
 
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Data de Publicação
2022-12-22
 
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