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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-22042013-104447
Documento
Autor
Nome completo
Thiago de Mello Genaro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Vânia Carneiro de (Presidente)
Braga, Marcos da Costa
Meneses, Ulpiano Toledo Bezerra de
Título em português
Práticas publicitárias: linguagem, circuito e memória na produção de anúncios impressos no Brasil (1951-1965)
Palavras-chave em português
Cultura visual
Identidade de classe
Linguagem publicitária e revista Propaganda
Memória corporativa
Publicidade brasileira
Resumo em português
Esta dissertação analisa a organização da atividade publicitária profissional no Brasil entre 1951 e 1965. Nosso objetivo é demonstrar que, por meio de discussões e disputas em torno da imagem publicitária impressa, podemos entender como se constituiu o campo publicitário brasileiro. Tais discussões envolveram o uso de uma linguagem técnica, a institucionalização da prática e a produção de uma memória. Este processo não apenas formou a classe publicitária (e sua identidade) como também monopolizou a produção de anúncios comerciais a partir da especialização da produção de imagens publicitárias. Veremos ainda que a imagem publicitária, mais do que um objeto bidimensional, é um artefato que circula por diversos espaços e se relaciona de diferentes formas em cada meio pelo qual circula. Compreender a materialidade do anúncio nos permitiu extrapolar a abordagem tradicional de imagens (a partir de seus conteúdos), para pensarmos nas relações sociais que se deram em função de sua produção, circulação e consumo. Tal abordagem foi possível graças ao nosso corpus documental, a revista especializada Propaganda, que forneceu os subsídios para o desenvolvimento da reflexão sobre as práticas publicitárias e os lugares das imagens não apenas nas representações, mas em algumas vivências de época.
Título em inglês
Advertising practices: language, circuit and memory in the production of printed commercials in Brazil (1951-1965)
Palavras-chave em inglês
Brazilian advertising
Class identity
Corporate memory
Language advertising and Propaganda magazine
Visual culture
Resumo em inglês
This dissertation analyses the organization of the professional advertising activity in Brazil between 1951 and 1965. Our goal is to demonstrate that, through the discussion and disputes about the printed advertising image, we can understand how the Brazilian advertising field was formed. These discussions involved the use of a technical language, the institutionalization of the practice and the production of a memory. This process did not just create the advertising class (and their identity), as well as, it monopolized the commercials production, from the specialization of the advertising image production. We will see that the advertising image, more than a two-dimensional object, it is an artifact that circulates by lots spaces and relates of different forms in each way where it circulates. Comprehending the commercial materiality, let us transcend the image traditional approach (from its content), to think about the social relationships that happened from its production, circulation and consumption. This approach was possible thanks to the documental corpus, the specialized magazine Propaganda, that provided subsidies to the reflection development about the advertising practices and the image places, not only in the representations, but in some experiences in that time.
 
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Data de Publicação
2013-04-22
 
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