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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-21082020-135628
Documento
Autor
Nome completo
Raphael Leon de Vasconcelos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Antonia Terra de Calazans (Presidente)
Costa, Ana Luiza Jesus da
Filgueiras, Juliana Miranda
Menezes, Roni Cleber Dias de
Título em português
Entre a arte e a indústria, entre a autonomia e a oficialização: definindo os objetivos pedagógicos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo entre os anos 40 até o final do século XX
Palavras-chave em português
Escola técnica
Formação para o mercado de trabalho
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Proposta pedagógica
Sistema educativo
Resumo em português
A presente dissertação tem como objetivo analisar as transformações pedagógicas de ensino do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo quando a instituição passou a possuir uma estrutura escolar mais bem definida com a formação da escola industrial Ramos de Azevedo em 1943. Antes dessa data, o Liceu caracterizava-se como uma fábrica-escola, não apartando o setor educativo do produtivo. Com as Leis Orgânicas de 1942, o Estado brasileiro organizou os diversos ramos de ensino (primário, secundário, comercial, agrícola, industrial etc.) em um sistema único articulado entre si, sendo que o Liceu se incorporou nessa legislação adotando os seus princípios. Este foi um momento da história em que houve uma preocupação maior em fomentar o ensino profissionalizante e que estava associado ao processo de industrialização que o país vivia. O Liceu estava inserido nesse processo macropolítico, mas também possuía particularidades de tal modo a se contrapor ao sistema oficial de educação. Nos anos 50, a instituição optou por não estar mais vinculada às diretrizes das Leis Orgânicas, ofertando, assim, um ensino desoficial. O aluno conseguiria um diploma que possibilitava trabalhar, contudo este não dava acesso a outros graus de ensino. Tal situação apenas se alterou nos anos 70, quando a escola voltou a ofertar um ensino médio profissionalizante que poderia dar acesso ao ensino superior. Em um primeiro instante, a escola estava mais direcionada à formação profissional propriamente dita, mas, aos poucos, aproximando-se do século XXI, a escola passou a alterar as suas dinâmicas, valorizando muito mais o acesso ao ensino superior. Isso deriva das escolhas da própria instituição e da sociedade em seu entorno que estava se transformando. Assim, esta dissertação estuda as etapas da escola a partir de seus objetivos e como ela se articula com os demais ramos de ensino, criando novos significados para o ensino da mesma.
Título em inglês
Between art and industry, between autonomy and officialization: defining the pedagogical objectives of the Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo between the 40's until the end of the 20th century
Palavras-chave em inglês
Educational system
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Pedagogical proposal
Qualification for the job market
Vocational school
Resumo em inglês
This master's dissertation aims to analyze the pedagogical transformations of the teaching system at the Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, when the institution started having a structure better defined with the formation of the industrial school Ramos de Azevedo in 1943. Before that, it was characterized as a school factory, not setting apart the educational department from its productive one. With the 1942`s organic laws, the Brazilian State sorted its different educational branches (primary, secondary, commercial, agrarian, industrial, etc.) into a single, articulated system itself, and the Liceu incorporated itself into this legislation adopting its principles. This was a moment in history when there was a greater concern in promoting vocational education and that was connected with the industrialization process that the country was going through. The Liceu was inserted in this macro-political process, however it also had some particularities so that being in opposition to the official education system. In the 1950s, the institution chose not to be attached to the guidelines of the organic laws anymore, therefore, in this way, offering a non-official teaching. The student would obtain a diploma that would qualify them to work, on the other hand it did not give access to other degrees of formating. This situation only changed in the 1970's when the school started offering back high school combined with vocational school again which could give access to college education. At first, the school was more focused at vocational training per se, but, gradually, getting closer to the 21st century, the school started altering its own dynamics, esteeming even more the access to higher education. It derives from the very choices the institution made, and the society around it that was evolving. Thus, this dissertation studies the school`s stages based on its goals and how it articulates with the other branches of education creating new meanings for its teaching.
 
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Data de Publicação
2020-08-21
 
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