Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-20022020-140223
Documento
Autor
Nome completo
Lincoln Taira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Motoyama, Shozo (Presidente)
Barbosa, Wilson do Nascimento
Nagamini, Marilda
Queiroz, Francisco Assis de
Silva, Marcos Antonio da
Título em português
Relações históricas no universo da FATEC-SP: técnica-tecnologia-educação
Palavras-chave em português
Educação tecnológica
FATEC SP
Técnica
Tecnologia
Resumo em português
Este estudo abrange um período que tem um marco importante no final dos anos 1960 - um momento de grandes mudanças no setor industrial, quando houve intensa discussão sobre educação, universidade, em tempo de drásticas medidas na política nacional -, com antecedentes em décadas anteriores, avançando até os dias atuais, quando a técnica e a tecnologia são vistas como elementos-chave no processo de desenvolvimento, e a educação tecnológica é eleita como ferramenta de sua viabilização. Analisa-se a história da FATEC SP, cujo resgate leva a períodos anteriores, onde estariam as sementes de certos anseios da comunidade "fatecana", ao tempo em que foram importantes as escolas técnicas estaduais e sua superintendência, portadoras de uma cultura que permaneceu, está presente na atual comunidade do CEETEPS. Assinala-se que há uma cultura tecnológica presente na FATEC SP e no CEETEPS, que se desenvolve ao longo do período adotado neste trabalho, de valorização da prática, diferente da cultura dita acadêmica. O desenvolvimento dessa cultura seria proporcional ao reconhecimento da importância do ensino tecnológico, bem como do status do tecnólogo. Para manter o ensino ali ministrado na proa da educação tecnológica, seria desejável e necessário mudar certas visões tradicionais, acompanhando os novos paradigmas.
Título em francês
Relations historiques dans l'univers de FATEC SP: technique-technologie-éducation
Palavras-chave em francês
Enseignement technologique
FATEC SP
Technique
Technologie
Resumo em francês
Cet étude aborde une période marquée pour des événements assez importants à la fin des années 1960 - c'est un moment de grands changements dans le secteur industriel et encore il y a eu des discussions à propos de l'éducation, le caractère de l'université, etc. C'etait un temps qui témoigne des mesures remarquables dans la politique nationale. Les origines de ces événements étaient localisées bien avant les années 1960 et encore ils exercent um fort rôle dans l'actualité, c'est à dire, la technique et la technologie passent a être des éléments clés pour le développement du pays et, encore plus, l'éducation technologique c'est un instrument utilisé pour aider ce développement. Dans ce travail l'analyse de l'histoire de la "Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC SP)" est recuperée et cela conduit aux années précedents où justement c'est possible de voir les origines de certains désirs de la communauté "fatecana". C'était le moment où les écoles techniques, supportées par l'état, exerçaient beaucoup d'influences dans la société. Elles ont acquis une culture tout à fait propre que dure encore et c'est possible d'en sentir dans la communauté actuelle du "Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)". La culture technologique qu'y persiste, dans la période analysée, privilegie la pratique, au contraire de la culture académique, et se dévéloppe au fur et à mesure que le status de la connaissance technologique, du technologue et ses enseignements est plus important dans la societé. Il faillait changer les visions tradicionelles et accompagner les nouveaux paradigmes a fin de mantenir le bon niveau de l'enseignement aux CEETEPS.
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Data de Publicação
2020-02-20