• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2014.tde-20012015-192304
Document
Auteur
Nom complet
Danilo Eiji Lopes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Fernandes, Antonia Terra de Calazans (Président)
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Pontuschka, Nidia Nacib
Titre en portugais
História dos estudos do meio: um estudo sobre as práticas extramuros da escola em São Paulo
Mots-clés en portugais
Atividade extramuros da escola
Ensino de História
Estudo do meio
História da educação
Metodologia de ensino
Resumé en portugais
A presente dissertação tem o objetivo de contribuir e somar às pesquisas na área de ensino de História. Para tanto, propõe-se a apresentar atividades extramuros da escola e refletir sobre elas, sobretudo no que diz respeito a estudos do meio atrelados à disciplina e realizados em circunstâncias escolares na cidade de São Paulo, além de contextualizar suas diferentes intencionalidades, metodologias e relações com parâmetros e orientações curriculares vigentes. Em um segundo momento, a pesquisa propõe um olhar qualitativo sobre tais atividades por meio de experiências de trabalhos de campo em escolas da rede pública e particular de educação básica, com o intuito de visualizar reverberações de práticas passadas no presente e de situá-las e debatêlas em relação a perspectivas maiores concernentes ao ensino, como currículo, protagonismo docente, metodologia de ensino, o processo de mercantilização da educação e sua resistência
Titre en anglais
History of environmental studies: a study of schools extramural practices in São Paulo
Mots-clés en anglais
Extramural Activity the School
History of Education
Study of the Medium
Teaching Methodology
Teaching of History
Resumé en anglais
This study aims to contribute and add to researches in the field of History Teaching. For this purpose, it proposes to present and reflect about activities that are conducted outside the classroom, especially environmental studies linked to the discipline, performed in school circumstances in São Paulo, and to contextualize their different intentionalities, methodologies and relationships with current curriculum guidelines and parameters. In a second step, the research invites taking a qualitative look at those activities by the way of experiences in the field that took place in public and private basic education schools. The aim is to understand how past practices influenced current practices, and debate them in larger perspectives of education, such as curriculum, protagonism in teaching, teaching methodology, the practice of mercantilism in education and its resistance
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-01-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.