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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2015.tde-19112015-160727
Document
Auteur
Nom complet
Cecília Soares Mombelli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Fernandes, Antonia Terra de Calazans (Président)
Bastos, Maria Helena Camara
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Titre en portugais
A formação dos jovens cidadãos: a construção da disciplina escolar de história no Rio Grande do Sul na Primeira República
Mots-clés en portugais
Currículo
Disciplina escolar
Ensino de história
Livro didático
Rio Grande do Sul
Resumé en portugais
A presente dissertação se propõe estudar a constituição da história como disciplina escolar no Rio Grande do Sul na passagem do Império para a República, no esforço de identificar as transformações e continuidades de conteúdos e métodos no contexto de mudança política. O objetivo é compreender como ela foi apropriada na escola para a formação dos estudantes dentro do ideário republicano do período. Nesse sentido, identifica os principais objetivos e conteúdos, a produção didática e o mercado editorial, bem como sua utilização pelas futuras professoras. Para isso, utiliza como fonte histórica os programas das disciplinas, o livro escolar voltado para a história do estado História do Rio Grande do Sul para o Ensino Cívico de João Cândido Maia, e a revista pedagógica da Escola Normal, articulados com os discursos oficiais dos governantes e as definições do Conselho de Instrução Pública. O aporte teórico da pesquisa é o conceito de cultura escolar e a história das disciplinas escolares, preocupando-se em entender o conhecimento escolar além da proposta oficial dos governos, na medida em que entende as transformações de um saber que se torna escolar como resultado de uma série de injunções que assumem características específicas em cada espaço social e em cada época.
Titre en anglais
The formation of young citizens: the construction of school subject of history in Rio Grande do Sul in the First Republic
Mots-clés en anglais
Curriculum
Public education
School discipline
Textbook
Resumé en anglais
This thesis proposes to study the constitution of history as a school subject in Rio Grande do Sul in the transition from Empire to Republic, in an effort to identify the changes and continuities of contents and methods in the context of political change. The goal is to understand how it was appropriated in school for the training of students within the republican ideals of the period. In this sense, identifies the main objectives and content, the didactic production and publishing market, as well as its use by future teachers. For this, it uses as a historical source programs of disciplines, the schoolbook facing the history of the state - História do Rio Grande do Sul para o Ensino Cívico - by João Cândido Maia, and the Escola Normal's pedagogical magazine, articulated with the official speeches of the government and the settings of the Council of Public Instruction. The theoretical contribution of the research is the concept of school culture and the history of school subjects, concerned to understand school knowledge beyond the official proposal of the government, as it understands the transformation of a knowledge that becomes school as a result of a series of injunctions that take on specific characteristics of each social space and in every age.
 
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Date de Publication
2015-11-19
 
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