• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-19042021-194251
Documento
Autor
Nombre completo
João Victor Rosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Campos, Flavio de (Presidente)
Gasi, Flávia Tavares
Mastrocola, Vicente Martin
Vasconcelos, Jose Antonio
Título en portugués
Videogames e ensino de história: aspectos práticos no uso didático
Palabras clave en portugués
Educação
Ensino de história
Videogames
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo compreender se os videogames podem ser utilizados como ferramentas para o ensino de História e quais aspectos devem nortear a prática docente de quem os utiliza. Construindo um panorama dos videogames como objeto de estudo e justificando sua importância a partir de um breve histórico que elucida o tamanho da indústria e sua importância cultural, estabelecemos relações entre a utilização de jogos eletrônicos e outras atividades lúdicas no ensino. Tais relações são confrontadas com uma breve análise da realidade educacional brasileira, criando hipóteses sobre a possibilidade de os videogames servirem como ferramenta para melhorar essa situação. A partir de referenciais que justificam seu uso educacional, como a análise de documentos históricos em sala de aula e os espaços-problema, especificamente na história, foram elaboradas três práticas, utilizando os jogos Age of Empires II, This War of Mine e ÁRIDA: Backland's Awakening, com o intuito de validar as teorias construídas sobre o valor dos videogames como ferramentas potencializadoras do ensino de História. As aplicações, de forma geral, resultaram em ganhos significativos na reação e aprendizagem avaliadas, justificando o uso dos videogames como uma poderosa ferramenta de ensino, embora a realidade escolar brasileira tenha poucas condições de adotá-la.
Título en inglés
Video games and history teaching: practical aspects in didactic use
Palabras clave en inglés
Education
History learning
Video games
Resumen en inglés
This thesis aims to understand whether video games can be used as tools for teaching history and which aspects should guide the teaching practice of those who use them. Setting up a panorama of video games as na object of studies and justifying its importance from a brief historical analysis that elucidates the size of the industry and its cultural importance, we establish relations between the use of electronic games and other ludic activities in education. Such relations are confronted with a brief analysis of the brazilian educational reality, creating hypotheses about the possibilities for video games to act as a tool to improve this reality. Based on references, such as the analysis of historical documents in the classroom and the problem spaces, which justify their educational use, specifically in history, three practices are elaborated, using Age of Empires II, This War of Mine and ÁRIDA: Bakcland's Awakening, which aim to validate the theories built on the value of video games as tools to enhance history teaching. The applications result in significant gains in the reaction and evaluated learning, justifying the use of video games as a powerful teaching tool, although the brazilian school reality has few conditions to adopt it.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-04-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.