• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-19042021-131021
Documento
Autor
Nombre completo
Muriel Araujo Lima Garcia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Pereira, Maria Cristina Correia Leandro (Presidente)
Gonçalves, Rafael Afonso
Oliveira, Terezinha
Ribeiro, Maria Eurydice de Barros
Título en portugués
Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)
Palabras clave en portugués
Arte Medieval
História da Arte
Idade Média
Inglaterra
Manuscritos
Resumen en portugués
Vários dos bestiários produzidos na Inglaterra durante os séculos XII e XIII são manuscritos ricamente ilustrados; no entanto, há poucos estudos dedicados especificamente às suas imagens. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as imagens de Oxford, St. John's College MS 61, articulam os temas de Criação, transgressão e Queda da humanidade, especialmente as iluminuras do início e fim do livro (referentes ao Ciclo da Criação e às pedras de fogo). Esse bestiário pertenceu ao priorado beneditino de Holy Trinity em Iorque por volta em 1210-30, e possui um ex-libris original preservado no último fólio, o que é extremamente raro em bestiários. Partimos do princípio de que as imagens deste livro não têm uma função meramente ilustrativa ou mnemônica, uma vez que raramente fazem referência às moralizações e exegeses do texto. A proposta principal desta pesquisa é, pois, analisar as imagens e suas funções neste manuscrito levando em consideração as particularidades da produção figurativa e suas diferenças fundamentais em relação ao(s) texto(s).
Título en inglés
After Paradise: creation, transgression and fall in a 13th century English bestiary (Oxford, St. Johns College MS 61)
Palabras clave en inglés
Art History
Art Medieval
England
Manuscripts
Middle Ages
Resumen en inglés
Many of the bestiaries copied in England during the 12th and 13th centuries are richly illustrated manuscripts; however, there are few studies that deal specifically with the images in these books. This research aims to analyse how the images in Oxford, St. John's College MS 61 articulate the subjects of creation, transgression and fall of humankind, especially the miniatures at the beginning and end of the book (regarding the creation cycle and the fire stones). This bestiary belonged to the Benedictine priory of the Holy Trinity in York and was produced around 1210-30, and has an original ex-libris in its last folio, which is extremely rare in bestiaries. I consider that the images in this book do not play a merely illustrative or mnemonic role, as they rarely reference the textual moralisations and exegeses. The main objective of this research is to analyse the manuscript's images and their roles taking into consideration the peculiarities of figurative production and its fundamental differences to text.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-04-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.