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Tesis Doctoral
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Frederico de Oliveira Toscano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Carneiro, Henrique Soares (Presidente)
Dória, Carlos Alberto
Marquese, Rafael de Bivar
Silva, Paula Pinto e
Título en portugués
Yes, nós temos coca-cola: o ideal da fartura norte-americana na mesa do Nordeste (1930-1964)
Palabras clave en portugués
Abundância
Estados Unidos
História da alimentação
Indústria
Nordeste
Recife
Resumen en portugués
A presente tese se orientou a partir de três eixos investigativos principais, de forma a balizar uma narrativa sobre a cultura alimentar brasileira, com enfoque no Nordeste do país. Primeiramente, aborda a mudança paradigmática do francesismo para o americanismo no Brasil, iniciada principalmente com o cinema de Hollywood nos anos 1930 e com a presença militar estadunidense nas capitais nordestinas na década seguinte. Em segundo lugar, busca compreender as visões de abundância dos Estados Unidos que marcaram o imaginário dos brasileiros, principalmente durante e logo após a Segunda Guerra Mundial. Finalmente, a pesquisa objetivou entrelaçar os dois primeiros eixos com a temática da industrialização, força-motriz da preponderância norte-americana no pós-guerra e meta fugidia de um Brasil que buscava se tornar moderno, entre as políticas públicas de Vargas e de Kubitscheck, e também pela ação de iniciativas privadas. Dessa forma, o recorte temporal se situa entre a chamada Revolução de 1930 e o Golpe Militar de 1964, em uma narrativa focada no Recife, econômica e politicamente a cidade mais importante do Nordeste. Assim, foi possível visibilizar temas pouco abordados dentro da historiografia brasileira, dessa forma viabilizando novas visões, questionamentos e debates na área da História Social.
Título en inglés
Yes, we have Coca-Cola: the ideal of American abundance on the Northeastern table (1930-1964)
Palabras clave en inglés
Abundance
History of food
Industry
Northeast
Recife
United States
Resumen en inglés
The present thesis stemmed from three main research axes, to establish a narrative about the Brazilian food culture, focusing on the Northeast of the country. Firstly, it addresses the paradigmatic shift from Frenchism to Americanism in Brazil, initiated mainly with the Hollywood cinema in the 1930s and with the US military presence in the Northeastern capitals in the following decade. Secondly, it seeks to understand the visions of abundance of the United States that marked the Brazilian imagination, especially during and shortly after World War II. Finally, the research aimed to interweave the first two axes with the theme of industrialization, the driving force of the American preponderance in the post-war period as well as the elusive goal of a Brazil that sought to become modern between the public policies of Vargas and Kubitscheck, and by the action of private initiatives. Thus, the timeframe lies between the so-called Revolution of 1930 and the Military Coup of 1964, in a narrative focused on Recife, economically and politically the most important city in the Northeast. Thus, it was possible to visualize topics that were little discussed within the Brazilian historiography, thus making possible new visions, questions and debates in Social History.
 
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Fecha de Publicación
2019-06-18
 
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