• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-18042023-174503
Documento
Autor
Nome completo
Valesca Henzel Santini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Barbuy, Heloisa Maria Silveira (Presidente)
Ferlini, Vera Lucia Amaral
Mendonça, Paulo Knauss de
Roque, Maria Isabel Rocha
Título em português
Produção, circulação e usos da joia em São Paulo no século XIX, 1815-1889: um estudo de cultura material
Palavras-chave em português
Corte (Rio De Janeiro)
Cultura Material
Joalheria
Ourives
Produção e Consumo
São Paulo - SP
Século XIX
Resumo em português
Desde os tempos da colônia, o ouro, os diamantes e as gemas coloridas extraídos das minas brasileiras e enviados a Portugal garantiram a opulência e o fausto da joalheria portuguesa. No século XVIII, intensificou-se o fluxo de portugueses para o Brasil, bem como de carregamentos de joias para serem aqui comercializadas. A transferência da família real em 1808, instaurou na colônia o gosto português como referência, primeiramente no Rio de Janeiro, sede da corte, chegando a São Paulo, através de personagens que, pela sua trajetória, representaram um elo entre São Paulo e a corte, e também de ourives aqui estabelecidos que aplicaram as técnicas trazidas de Portugal ou aprendidas com mestres portugueses. A partir de meados do século XIX, São Paulo sofreu grandes transformações sociais, econômicas e urbanas impulsionadas pela instalação da ferrovia, que favoreceram a circulação de mercadorias e pessoas; pelo crescimento da economia cafeeira, que aumentou o poder aquisitivo da elite; e pelo desenvolvimento da imprensa, que fez circular com maior alcance anúncios de produtos e serviços. Na Europa, também na segunda metade do século XIX foram realizadas exposições universais, que tiveram importante papel disseminador das ideias de modernidade, progresso e celebração da tecnologia em voga na Europa oitocentista. No campo da joalheria, as exposições propiciaram a inserção de técnicas relacionadas ao tratamento dos metais, das gemas sintéticas e das pérolas de imitação, além de uma nova mentalidade que aproxima a joia da arte. Esta tese nasce da identificação da existência de uma matriz portuguesa no campo da joalheria no Brasil, tendo São Paulo como recorte para exame. A questão central desta pesquisa reside em compreender o processo histórico da passagem do que convencionamos chamar de um gosto português para um gosto cosmopolita, principalmente inglês e francês, que ocorreu lenta e sutilmente em São Paulo ao longo do século XIX. A presente investigação, inserida no campo da cultura material, propõe identificar as mudanças de padrões da joalheria através da análise de três eixos que compõem este universo: a produção, a circulação e os usos da joia. A partir de fontes textuais, materiais e iconográficas, propõe-se mapear, da oficina dos ourives ao retrato das paulistas do oitocentos, os processos e os agentes envolvidos neste segmento - os ourives artesãos, os ourives comerciantes - e os usuários das joias da São Paulo do século XIX.
Título em inglês
Production, circulation and uses of jewelry in 19th century São Paulo, 1815-1889: a material cultural study
Palavras-chave em inglês
19th Century
Court (Rio De Janeiro)
Goldsmith
Jewelry
Material Culture
Production And Consumption
São Paulo - SP
Resumo em inglês
Since colonial times, gold, diamonds and colored gems extracted from Brazilian mines and sent to Portugal guaranteed the opulence and pomp of Portuguese jewelry. In the 18th century, the flow of Portuguese people to Brazil intensified, as did the shipment of jewelry to be sold here. The transfer of the royal family in 1808 introduced the Portuguese tastes in the colony, first in Rio de Janeiro, seat of the court, and then in São Paulo, through characters who, by their trajectory, represented a link between São Paulo and the court, and also through goldsmiths established here who applied the techniques brought from Portugal or learned from Portuguese masters. From the midnineteenth century on, São Paulo underwent major social, economic, and urban transformations driven by the installation of railroads, which favored the movement of goods and people; by the growth of the coffee economy, which increased the purchasing power of the elite; and by the development of the press, which made advertising for products and services circulate more widely. In Europe, also in the second half of the 19th century, universal exhibitions were held, which had an important role in disseminating the ideas of modernity, progress, and celebration of technology in vogue in 19th century Europe. In the jewelry field, the expositions propitiated the insertion of techniques related to the treatment of metals, synthetic gems and imitation pearls, in addition to a new mentality that brought jewelry and art closer together. This thesis is born from the identification of the existence of a Portuguese matrix in the jewelry field in São Paulo. The central question of this research lies in understanding the historical process of the passage of what we conventionally call a Portuguese taste for a cosmopolitan taste, mainly English and French, which occurred slowly and subtly in São Paulo throughout the nineteenth century. The present investigation, inserted in the field of material culture, proposes to identify the changes in jewelry patterns through the analysis of three axes that compose this universe: production, circulation and uses of jewelry. Based on textual, material and iconographic sources, it intends to map, from the goldsmith's workshop to the portrait of the "paulistas" of the 19th century, the processes and the agents involved in this segment: the artisan goldsmiths, the merchant goldsmiths, and the users of jewelry in the 19th century São Paulo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-04-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.