• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-18032022-191256
Documento
Autor
Nome completo
Magno Henrique de Souza Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de (Presidente)
Felippe, Eduardo Ferraz
Pinto Filho, Julio Cesar Pimentel
Prelorentzou, Renato Brighenti
Título em português
Representações da violência e da ditadura militar no romance Zero (1975), de Ignácio de Loyola Brandão
Palavras-chave em português
Ditadura
Literatura
Representação
Zero
Resumo em português
O presente estudo propõe uma leitura analítica do romance Zero, do escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão. Finalizado em 1971, publicado no Brasil em 1975, censurado no ano seguinte para ser liberado apenas em 1979, o livro em questão compartilha com um conjunto de narrativas publicadas ao longo da ditadura certos traços estilísticos que nos levou a adotar o conceito de romance-político. A imbricação entre política e arte verificada em parte expressiva da produção literária surgida ao longo da década 1970 apontava sobretudo para o desejo de alguns escritores intervir na realidade histórica. Inconformados pelas ações do poder ditatorial, autores como Ignácio de Loyola Brandão, Antonio Callado, Ivan Angelo, Renato Tapajós, dentre outros atuantes naquela conjuntura, viram-se impelidos a buscar procedimentos formais que lhes permitissem compor romances capazes de confrontar os militares, mesmo que apenas simbolicamente. Embora esse fluxo de narrativas comungasse de um mesmo imperativo político e explorasse os mesmos tipos de procedimentos estéticos (como a fragmentação do discurso, o investimento na função referêncial da linguagem, o tema da luta armada, o diálogo com o jornalismo), ele acabou resultando em romances completamente distintos entre si. Diante desse panôrama, buscamos ao longo de nosso trabalho investigar e definir qual seria a singularidade do romance Zero. Estabelecendo como horizonte a noção de representação artística, interessou-nos especificamente explorar os diálogos que Ignácio de Loyola Brandão estabeleceu com algumas dinâmicas e processos que marcaram os primeiros anos da ditadura, tais como a expansão da indústria cultural e avanço da modernização de cunho capitalista, o agravamento das condições de vida nas grandes cidades. Na parte central de nosso argumento, abordaremos o tipo de representação da luta armada e da violência de estado que emerge da estrutura caótica do romance Zero. Como ponto de partida, assumimos que essa obra opera, no campo social, como uma força de elaboração da experiência da derrota, motivo esse pelo qual julgamos pertinente adotarmos as noções psicanalíticas de perda e trauma, ambas relevantes para a investigação dos afetos e sentimentos associados a conflitos históricos que resultam na vitória de uns sobre os outros.
Título em inglês
Representations of violence and military dictatorship in the novel Zero (1975), by Ignácio de Loyola Brandão
Palavras-chave em inglês
Dictatorship
Literature
Representation
Zero
Resumo em inglês
This study proposes an analytical reading of the novel "Zero", written by the writer and journalist Ignácio de Loyola Brandão. The book was finished in 1971, published in Brazil in 1975, censored in the following year, and released again only in 1979. "Zero" shares with other narratives published during the dictatorship certain stylistic traits that led us to adopt the concept of political novel. The imbrication between politics and art verified in an expressive part of the literary production that emerged throughout the 1970s shows those writers' desire to intervene in historical reality. Dissatisfied with the actions of the dictatorial power, authors such as Ignácio de Loyola Brandão, Antonio Callado, Ivan Angelo, Renato Tapajós found themselves impelled to seek formal procedures that would allow them to compose novels facing the military, even if only in a symbolical way. Although this flow of narratives shared the same political imperative and explored the same types of aesthetic procedures (such as the fragmentation of discourse, investment in the referential function of language, the theme of armed struggle, dialogue with journalism), the result achieved in these novels was completely different from each other. Given this panorama, throughout our work, we sought to investigate and define what would be the singularity of the novel "Zero". Establishing the notion of artistic representation as a horizon, we were interested in exploring the dialogues between Ignácio de Loyola Brandão with some dynamics and processes that marked the first years of the dictatorship, such as the deterioration of living conditions in big cities, the expansion of the cultural industry and the advancement of modernization of the capitalism. In the central part of our argument, we will address the kind of representation of armed struggle and state violence that emerges from the chaotic structure of the novel "Zero". As a starting point, we assume that this book works, in the social field, as a force that captures the defeat experience. That is why we considered pertinent to adopt the psychoanalytic notions of loss and trauma, both relevant to the investigation of associated affections and feelings to historical conflicts that result in the victory of one over the other.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-03-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.