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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-18012024-182447
Documento
Autor
Nome completo
Thiago da Costa Amado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Cancelli, Elizabeth (Presidente)
Martins Filho, João Roberto
Silva, Francisco Carlos Teixeira da
Svartman, Eduardo Munhoz
Título em português
A Escola Superior de Guerra (ESG) e a guerra fria (1949-1964): uma análise a partir do Curso Superior de Guerra
Palavras-chave em português
Ditadura Militar. Doutrina de Segurança Nacional
Escola Superior de Guerra
Forças Armadas
Guerra Fria
Militarismo
Resumo em português
O presente trabalho analisa o processo através do qual a Escola Superior de Guerra (ESG) elaborou seu projeto político para o Brasil, tendo como foco de nosso estudo o principal curso da instituição, o Curso Superior de Guerra (CSG). Compreendendo o intervalo entre os anos de 1949 e 1964, a análise situa o Curso a partir dos embates da Guerra Fria. À luz deste conflito, desvenda as maneiras como os temas da Guerra Total, Segurança Nacional e Desenvolvimento, além de seus derivados, foram discutidos e rediscutidos no interior da instituição. Tomando o CSG por lócus principal da pesquisa, a tese insere a ação política da Escola na agenda de Guerra Fria, explicita os pressupostos em torno dos quais esta ação se organizou e a maneira como conduziram à formulação de um projeto político para o Brasil.
Título em inglês
The Escola Superior de Guerra (ESG) and the Cold War (1949-1964): an analysis of the Curso Superior de Guerra
Palavras-chave em inglês
Armed Forces
Cold War
Escola Superior de Guerra
Militarism
Military Dictatorship
National Securtiy Doctrine
Resumo em inglês
The present research analyzes the process through which the Escola Superior de Guerra (ESG) elaborated its political project for Brazil, focusing on the main course of the institution, the Curso Superior de Guerra (CSG). Concentrated between the years 1949 and 1964, the analysis situates the course within the context of the Cold War clashes. In light of that conflict, the thesis unravels the ways in which the subjects "Total War," "National Security," and Development, and those derived from them, were discussed and reconsidered within the institution. Taking the course as the main research locus, the thesis explores the Escola's political action in the Cold War agenda, explains the assumptions around which that action organized itself, and the ways in which they led to the formulation of a political project for Brazil.
 
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Data de Publicação
2024-01-18
 
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