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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-14102020-193858
Documento
Autor
Nome completo
Aline Benvegnú dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Maria Cristina Correia Leandro (Presidente)
Aubert, Eduardo Henrik
D'Agostino, Mario Henrique Simao
Russo, Daniel Jean-michel
Título em português
Sobre imagens e montagens: os capitéis do claustro de Sant Pau del Camp em Barcelona (séc. XII-XIII)
Palavras-chave em português
Catalunha
Claustro
Imagens medievais
Ornamento
Românico
Resumo em português
Essa tese tem por objetivo analisar o conjunto de capitéis esculpidos no claustro do monastério beneditino de Sant Pau del Camp, localizado na cidade de Barcelona, construído, provavelmente, entre a segunda metade do século XII e o início do século XIII. As imagens presentes nos capitéis desse claustro são, sobretudo, ornamentais, não apresentando uma grande quantidade de temas iconográficos, nem formando um ciclo narrativo. Por esse motivo, e pelas dimensões modestas do edifício monástico, ele foi considerado por grande parte dos historiadores da arte românica catalã como uma mostra inferior do tardo-românico catalão, sinal de decadência e transição para o estilo gótico. Procuramos nos afastar de tais conceitos já consolidados pela historiografia da arte tradicional para buscar outros modos de compreensão das lógicas das imagens nesse conjunto de capitéis no claustro e do próprio claustro no edifício monástico, bem como deste último na cidade de Barcelona. Nesse sentido, é importante compreender, em primeiro lugar, as dinâmicas sociais em curso no meio onde aquele edifício se encontra, visto que consideramos que as imagens esculpidas, mais do que serem a representação de um estado de coisas, possuem uma função ativa naquela comunidade, ajudando-a a se autorrepresentar e afirmar seu lugar na sociedade. Além disso, elas constroem um discurso que não é pautado por lógicas exclusivamente narrativas, mas que desenvolve uma concepção da história cristã com acento na ideia de combate e com vistas à salvação final. Propomos, então, analisar tais imagens esculpidas em suas multiplicidades semânticas e sintáticas, em sua heterogeneidade e anacronismo visuais para compreender como esse conjunto não é a decadência de um estilo mas uma montagem - ou montagens - de tempos, espaços e mediações entre o terreno e o celeste.
Título em inglês
Images and montages: the capitals of the Romanesque cloister of Sant Pau del Camp in Barcelona (12th 13th centuries)
Palavras-chave em inglês
Catalonia
Cloister
Medieval Images
Ornament
Romanesque
Resumo em inglês
This thesis aims to analyze the set of sculpted capitals in the cloister of the Benedictine monastery of Sant Pau del Camp, located in the city of Barcelona, probably built between the second half of the 12th century and the beginning of the 13th century. These sculpted images are mostly ornamental, not presenting many iconographic themes, nor forming a narrative cycle. Therefore, and due to the modest dimensions of the monastic building, it was considered by most scholars in Catalan Romanesque art as an inferior examplar of the Catalan late Romanesque, and a sign of decay and transition to the Gothic style. We propose to divert from such concepts - consolidated by the traditional art historiography - in order to search other ways of comprehending the logic of this capitals set inside the cloister and the meanings of the cloister itself in the monastic building, as well as their significance in the city of Barcelona. In this sense, it is imperative to understand, primarily, the social dynamics underway in the society where that building is located, whereas we believe that the sculpted images, more than being the representation of a state of things, have an active function in that community, helping it to represent itself and assert its place in that society. In addition, they build a discourse that is not guided by narrative purposes, but that develops a conception of Christian history with an emphasis on the idea of combat and with a view to the final salvation. We propose, so, to analyze such sculpted images in their semantic and syntactic multiplicities, in their visual heterogeneity and anachronism to understand how this set is not the decay of a style but a montage - or montages - of times, spaces and mediations between the terrain and the heavenly worlds.
 
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Data de Publicação
2020-10-15
 
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