• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-14092012-124349
Documento
Autor
Nome completo
Renata Bastos da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Dias, Maria Odila Leite da Silva (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Lopes, Julio Aurelio Vianna
Marinho, Ricardo José Azevedo
Moraes, Antonio Carlos Robert
Título em português
Caio Prado Júnior na Política, 1947 - 1948
Palavras-chave em português
Caio Prado Júnior
Cassação de mandatos
Constituinte de São Paulo de 1947
Redemocratização
Resumo em português
Neste trabalho apresentamos uma faceta da atuação do deputado constituinte Caio Prado Júnior na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 1947. Ele foi eleito como deputado pelo Partido Comunista do Brasil e em seu exercício parlamentar participou das principais comissões para a elaboração da Constituição do Estado de São Paulo. Por outro lado, abordaremos sua atuação parlamentar após a promulgação da Constituição Estadual de São Paulo de 1947. Desta destacamos sua defesa em prol da liberdade de expressão, garantida na Carta Magna Federal de 1946, bem como a elaboração de projetos de lei que colaboraram para o desenvolvimento da pesquisa em nosso país.
Título em inglês
Caio Prado Júnior in Politics, 1947-1948
Palavras-chave em inglês
Caio Prado Júnior
Cassation of mandates
Constituent of São Paulo in 1947
Redemocratization
Resumo em inglês
In this work we present a view of Caio Prado Juniors performance as a representative in the constituent assembly of the legislative body of São Paulo State in 1947. He was elected representative for Brazilian Comunist Party. In his parliamentary practice, he was a member of the main commissions that developed the Constitution of São Paulo State. On the other hand, will discuss his parliamentary performance after the promulgation of the Constitution of São Paulo State in 1947. This highlight his defense in favor of freedom of expression guaranteed in the Federal Charter of 1946, as well as the drafting of bills that collaborated to the development of research in our country.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-09-14
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • BASTOS DA SILVA, Renata. Caio Prado Júnior na Política: 1947. In VI Encontro de História Regional do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Cantagalo, 2012. Palestra apresentada no VI Encontro de História Regional do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, no dia 20 de outubro de 2012, realizado na Casa de Cultura Euclides da Cunha - Cantagalo / RJ.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.