• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-13012023-160251
Document
Auteur
Nom complet
Vinicius Cesar Dreger de Araujo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Falbel, Nachman (Président)
Nogueira, Carlos Roberto Figueiredo
Rezende Filho, Cyro de Barros
Titre en portugais
A arte da guerra no século XII: as campanhas italianas de Frederico I Barbarossa (1154-1162)
Mots-clés en portugais
Cultura
Economia
Guerra
Política
Sociedade
Resumé en portugais
Esta dissertação pretende analisar a Arte da Guerra no século XII através das duas primeiras campanhas italianas de Frederico I Barbarossa contra as comunas lombardas (1154-5 e 1158-62). Analisaremos como a guerra era parte fundamental do desenvolvimento da civilização no século XII, afetando e integrando áreas diversas do conhecimento e experiência como a Política, a Sociedade, a Cultura, a Economia e a Tecnologia, para alcançarmos a compreensão do fenômeno bélico dentro do conceito medieval de Arte: Ars, ou seja, a técnica do fazer. O objetivo das duas primeiras campanhas italianas de Frederico I foi a obtenção do controle sobre as regalia, direitos político-econômicos tradicionais dos imperadores germânicos, no Reino da Itália e contra tal investida opuseram-se as comunas lombardas, lideradas por Milão. Este confronto está inserido numa perspectiva maior de enfrentamento entre o Império e o Papado, iniciado na Contenda das Investiduras no século XI. Assim, a guerra do Império contra o Papado e as Comunas acabou por desenvolver-se em dois planos simultâneos de combate: intelectual (Propaganda e Diplomacia) e operacional (Cercos e Batalhas), além da preparação sócio-econômica para a ação. Deste modo poderemos demonstrar a complexidade do fenômeno bélico no século XII: a guerra podia envolver harmoniosamente conteúdos intelectuais e propriamente militares, além de ser um eixo para a concentração dos esforços daquela sociedade
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Culture
Economy
Politics
Society
War
Resumé en anglais
This dissertation pretends to analyze the Art of War in the 12th Century through the first and second Italian campaigns of the emperor Frederick I, Barbarossa against the lombard communes (1154-5 and 1158-62). We´ll study how the warfare was a fundamental part in the development of the civilisation in the 12th Century, affecting and integrating various areas of the human experience and knowledge, like Politcs, Society, Culture, Economy and Technology to achieve the understanding of the military phenomena inside of the medieaeval concept of Art: Ars, the technique of making. The aim in the two first italian campaigns conducted by Frederick I was the control over the regalia, traditional political and economical rights of the german emperors, in the Kingdom of Italy. Against that offensive stand the lombard communes, comanded by Milan. This conflict was inserted in a broader one: the struggle between Papacy and Empire, started by the Investiture Contest in the 11th century. So, the war between the Empire against Papacy and Communes developed in two simultaneous levels: intellectual (Propaganda and Diplomacy) and operational (Sieges and Battles), besides the social and economical preparations before action. By this way we´ll could demonstrate the complexity of the military phenomena in the 12th century: warfare can mix intellectual contents with military ones and be the axis to the concentration of efforts in that society
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.