• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-13012023-160251
Documento
Autor
Nombre completo
Vinicius Cesar Dreger de Araujo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Falbel, Nachman (Presidente)
Nogueira, Carlos Roberto Figueiredo
Rezende Filho, Cyro de Barros
Título en portugués
A arte da guerra no século XII: as campanhas italianas de Frederico I Barbarossa (1154-1162)
Palabras clave en portugués
Cultura
Economia
Guerra
Política
Sociedade
Resumen en portugués
Esta dissertação pretende analisar a Arte da Guerra no século XII através das duas primeiras campanhas italianas de Frederico I Barbarossa contra as comunas lombardas (1154-5 e 1158-62). Analisaremos como a guerra era parte fundamental do desenvolvimento da civilização no século XII, afetando e integrando áreas diversas do conhecimento e experiência como a Política, a Sociedade, a Cultura, a Economia e a Tecnologia, para alcançarmos a compreensão do fenômeno bélico dentro do conceito medieval de Arte: Ars, ou seja, a técnica do fazer. O objetivo das duas primeiras campanhas italianas de Frederico I foi a obtenção do controle sobre as regalia, direitos político-econômicos tradicionais dos imperadores germânicos, no Reino da Itália e contra tal investida opuseram-se as comunas lombardas, lideradas por Milão. Este confronto está inserido numa perspectiva maior de enfrentamento entre o Império e o Papado, iniciado na Contenda das Investiduras no século XI. Assim, a guerra do Império contra o Papado e as Comunas acabou por desenvolver-se em dois planos simultâneos de combate: intelectual (Propaganda e Diplomacia) e operacional (Cercos e Batalhas), além da preparação sócio-econômica para a ação. Deste modo poderemos demonstrar a complexidade do fenômeno bélico no século XII: a guerra podia envolver harmoniosamente conteúdos intelectuais e propriamente militares, além de ser um eixo para a concentração dos esforços daquela sociedade
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Culture
Economy
Politics
Society
War
Resumen en inglés
This dissertation pretends to analyze the Art of War in the 12th Century through the first and second Italian campaigns of the emperor Frederick I, Barbarossa against the lombard communes (1154-5 and 1158-62). We´ll study how the warfare was a fundamental part in the development of the civilisation in the 12th Century, affecting and integrating various areas of the human experience and knowledge, like Politcs, Society, Culture, Economy and Technology to achieve the understanding of the military phenomena inside of the medieaeval concept of Art: Ars, the technique of making. The aim in the two first italian campaigns conducted by Frederick I was the control over the regalia, traditional political and economical rights of the german emperors, in the Kingdom of Italy. Against that offensive stand the lombard communes, comanded by Milan. This conflict was inserted in a broader one: the struggle between Papacy and Empire, started by the Investiture Contest in the 11th century. So, the war between the Empire against Papacy and Communes developed in two simultaneous levels: intellectual (Propaganda and Diplomacy) and operational (Sieges and Battles), besides the social and economical preparations before action. By this way we´ll could demonstrate the complexity of the military phenomena in the 12th century: warfare can mix intellectual contents with military ones and be the axis to the concentration of efforts in that society
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.