• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-12112021-141319
Document
Auteur
Nom complet
Simone Siqueira Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Saliba, Elias Thome (Président)
Nogueira, Andréa de Araujo
Pavam, Rosane Barguil
Vieira, Thais Leão
Titre en portugais
A representação da mídia impressa nas compilações de humor gráfico de Quino (1987 - 1999)
Mots-clés en portugais
Humor Gráfico
Mídia Impressa
Quino
Resumé en portugais
Esta dissertação pretende levantar e analisar as representações da mídia impressa veiculadas por Quino através das imagens que ele escolheu para compor as compilações de humor gráfico que lançou entre 1987 e 1999. Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, foi um desenhista de humor argentino que, ao longo dos seus 52 anos de carreira criando páginas de humor gráfico para jornais e revistas, marcou a história deste meio de comunicação do seu país. Parte de uma nova geração que trazia consigo referências mais modernas para seu trabalho e uma visão diferenciada para as questões políticas do país, Quino integrou momentos chave na transformação da forma de se fazer humor na Argentina. Um deles foi quando o artista criou a personagem Mafalda. A país se identificou de tal maneira com a personagem que ela se tornou um símbolo nacional de resistência à opressão. Infelizmente o sucesso de Mafalda fez com que o restante da produção humorística de Quino fosse deixada de lado, sendo Mafalda sempre o foco de pesquisas acadêmicas ou material jornalístico sobre a vida e carreira do autor. Como um passo no sentido de mudar este cenário, este trabalho está focado somente nas páginas de humor gráfico do desenhista, e nas mensagens que ele passou, através delas, sobre este meio de comunicação que ele tanto conhecia.
Titre en anglais
Representations of printed media on Quino's graphic humour compilations (1987-1999)
Mots-clés en anglais
Graphic Humour
Printed Media
Quino
Resumé en anglais
This dissertation intends to collect and analyze the representations of printed media spread by Quino through the images he chose to be part of his graphic humour compilations released between 1987 and 1999. Joaquín Salvador Lavado Tejón, better known as Quino, was an Argentinian cartoonist who made history in Argentina's printed media with the graphic humour pages he created to newspapers and magazines throughout the 52 years of his career. Part of a young generation who brought modern references to their work and who had a different perspective on their country's political issues; Quino took part in some key moments in the way graphic humour was made in Argentina. One of these moments was when he created Mafalda. Argentinians related to the character so much that she became a national symbol of resistance against oppression. Unfortunately, Mafalda's success pushed the rest of Quino's production aside, with Mafalda always being the subject of academic research or news about Quino's personal life and career. As a first step into changing this scenario, this work is focused only on the cartoonist graphic humour pages and on the messages, he shared, through them, about this mean of communication he knew so much about.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-11-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.