• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-11112020-184444
Documento
Autor
Nombre completo
Tânia Gomes Mendonça
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Soares, Gabriela Pellegrino (Presidente)
Beltrame, Valmor
Raffaini, Patricia Tavares
Villaça, Mariana Martins
Título en portugués
Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)
Palabras clave en portugués
América Latina
Escola Nova
História da Infância
Teatro de Bonecos
Resumen en portugués
Esta Tese almeja construir uma análise conectada e comparada de aspectos da história do teatro de bonecos do Brasil e da Argentina entre os anos de 1934 a 1966, tendo como enfoque a prática desta linguagem cênica voltada ao público infantil. Parte-se da premissa de que este teatro de títeres criado especialmente para as crianças possui estreita relação com o movimento da Escola Nova, tanto no caso argentino como no brasileiro. No entanto, reconhece-se que o escolanovismo foi estruturado à margem dos projetos pedagógicos estatais na Argentina, enquanto, no Brasil, o mesmo ideário conformou políticas públicas educacionais a partir dos anos 1920, o que denota uma ligação distinta entre o Estado e o teatro de bonecos argentino e o teatro de títeres brasileiro e o governo nacional. A fim de estabelecer as conexões e comparações entre ambos os países, foram consideradas, em primeiro lugar, as trajetórias de Helena Antipoff, psicóloga russa radicada no Brasil, a qual foi a principal representante dos primeiros cursos de teatro de bonecos conhecidos do território brasileiro, e de Javier Villafañe, um dos mais influentes divulgadores da arte dos títeres na Argentina e em toda a América Latina. Em seguida, desenvolve-se uma análise comparada entre os livros e artigos sobre o teatro de bonecos voltados à educação das crianças no Brasil e na Argentina, a partir da ênfase no escolanovismo. A relação entre a dramaturgia para títeres e as concepções de infância imbuídas nas tramas das peças para as crianças também é considerada no capítulo seguinte, assim como, posteriormente, é tecida uma comparação entre três projetos de teatro de bonecos sustentados com verbas públicas, sendo dois deles localizados no Brasil e um na Argentina. Por fim, problematiza-se a vinculação entre os bonequeiros e a escrita de autobiografias em ambas as nações, refletindo sobre a construção de uma identidade individual e histórica dos artistas a partir da estruturação destas memórias. A Tese lança luz, sobretudo, à marginalidade e/ou conformidade com a conjuntura política e social dos diversos projetos de teatro de bonecos voltados ao público infantil no Brasil e na Argentina, estruturando uma reflexão sobre o fazer artístico para as crianças neste momento histórico (1934-1966) no qual tal faixa etária passa a ganhar especial relevância tanto para os projetos públicos (sobretudo educacionais) como para iniciativas de instituições privadas e de sujeitos/coletivos autônomos.
Título en inglés
Among the strings of history: a perspective of puppet theater in Brazil and Argentine (1934-1966)
Palabras clave en inglés
Childhood History
Escola Nova
Latin America
Puppet Theater
Resumen en inglés
This thesis aims at building a connected and compared analysis of aspects of the history of puppet theater in Brazil and in Argentina between the years 1934-1966, focusing on the practice of such scenic language intended for children. We start from the premise that this puppet theater created especially for children has a close relationship with the Escola Nova movement, in the Argentine context as well as in the Brazilian. However, it is recognized that escolanovismo was structured on the fringes of state pedagogical projects in Argentina, while in Brazil, the same ideology conformed public educational policies from the 1920s onwards, which denotes a distinct connection between the State and the Argentine puppet theater and between the Brazilian puppet theater and the national government. In order to establish the connections and comparisons between these countries, we took in consideration the trajectories of both Helena Antipoff, a Russian psychologist who stablished herself in Brazil and was the main representative of the first puppet theater courses known in her new country, and Javier Villafañe, one of the most influential promoters of puppet art in Argentina and in all Latin America. Then, we develop a comparative analysis of books and articles on puppet theater aimed at the education of children in Brazil and Argentina, with emphasis on escolanovismo. In the next chapter, we take in consideration the relationship between puppet dramaturgy and childhood conceptions imbued in the plots of plays for children, later, we compare three puppet theater projects supported by public funds, two in Brazil and one in Argentina. Finally, we problematize the connection between the puppeteers and the writing of autobiographies in both nations, reflecting on the construction of an individual and historical identity of the artists based on the structuring of these memoirs. The thesis sheds light mainly on the marginality and/or conformity with the political and social conjuncture of the various puppet theater projects aimed at children in Brazil and in Argentina, structuring a reflection on artistic making for children in this historic moment (1934-1966) in which this age group starts to gain special relevance both for public projects (especially the educational ones) and for initiatives of private institutions and autonomous subjects/collectives.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.