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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-09092020-193715
Documento
Autor
Nome completo
Giovana Beraldi Faviano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Aquino, Maria Aparecida de (Presidente)
Camargo, Ana Maria de Almeida
Egg, André Acastro
Toni, Flávia Camargo
Título em português
Cartas de Camargo Guarnieri: autobiografia, sociabilidade e práticas de arquivamento
Palavras-chave em português
Arquivamento
Arquivo pessoal
Autobiografia
Camargo Guarnieri
Redes de sociabilidade
Resumo em português
Este trabalho analisa a correspondência do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993), de sua formação até a transferência da documentação para o Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, onde hoje encontra-se sob custódia. Para tanto, as cartas de Camargo Guarnieri são exploradas como documentos de arquivo que viabilizaram atividades e expandiram uma rede de contatos imprescindível para a carreira e reconhecimento do compositor enquanto artista. Além disso, analisa-se como a narrativa de si empreendida por Camargo Guarnieri na escrita epistolar - enquanto gênero privilegiado para a escrita autobiográfica foi importante para a construção de uma imagem de artista em um meio tensionado por disputas estéticas. Por fim, verifica-se em que medida a narrativa de si empreendida pelo compositor reverbera nas práticas de arquivamento e como sua relação com o Modernismo e o nacionalismo musical vem a ser, posteriormente, reforçada pela guarda institucional.
Título em inglês
Letters of Camargo Guarnieri: autobiography, sociability and archiving practices
Palavras-chave em inglês
Archiving
Autobiography
Camargo Guarnieri
Personal archives
Social networks
Resumo em inglês
This dissertation analyses the letters of the composer Camargo Guarnieri (1907-1993) from the accumulation process to their transference to the Archive of the Institute of Brazilian Studies of the University of Sao Paulo, where they are currently available for research. It is demonstrated that the letters of Camargo Guarnieri can be interpreted as archive records, as they enable multiple ordinary and bureaucratic activities, and instruments of expansion and maintenance of a fundamental social network to the composer professional career. It is also investigated the relations between the self-narrative Camargo Guarnieri portrayed in his letters writing and the construction of a self-image within an environment featured by aesthetical disputes. Finally, it is verified how this self-narrative determines the composer's archiving practices and their relations to the Modernism Movement, which is later reinforced by the institutional transference.
 
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Data de Publicação
2020-09-09
 
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