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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-09092020-193715
Documento
Autor
Nombre completo
Giovana Beraldi Faviano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Aquino, Maria Aparecida de (Presidente)
Camargo, Ana Maria de Almeida
Egg, André Acastro
Toni, Flávia Camargo
Título en portugués
Cartas de Camargo Guarnieri: autobiografia, sociabilidade e práticas de arquivamento
Palabras clave en portugués
Arquivamento
Arquivo pessoal
Autobiografia
Camargo Guarnieri
Redes de sociabilidade
Resumen en portugués
Este trabalho analisa a correspondência do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993), de sua formação até a transferência da documentação para o Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, onde hoje encontra-se sob custódia. Para tanto, as cartas de Camargo Guarnieri são exploradas como documentos de arquivo que viabilizaram atividades e expandiram uma rede de contatos imprescindível para a carreira e reconhecimento do compositor enquanto artista. Além disso, analisa-se como a narrativa de si empreendida por Camargo Guarnieri na escrita epistolar - enquanto gênero privilegiado para a escrita autobiográfica foi importante para a construção de uma imagem de artista em um meio tensionado por disputas estéticas. Por fim, verifica-se em que medida a narrativa de si empreendida pelo compositor reverbera nas práticas de arquivamento e como sua relação com o Modernismo e o nacionalismo musical vem a ser, posteriormente, reforçada pela guarda institucional.
Título en inglés
Letters of Camargo Guarnieri: autobiography, sociability and archiving practices
Palabras clave en inglés
Archiving
Autobiography
Camargo Guarnieri
Personal archives
Social networks
Resumen en inglés
This dissertation analyses the letters of the composer Camargo Guarnieri (1907-1993) from the accumulation process to their transference to the Archive of the Institute of Brazilian Studies of the University of Sao Paulo, where they are currently available for research. It is demonstrated that the letters of Camargo Guarnieri can be interpreted as archive records, as they enable multiple ordinary and bureaucratic activities, and instruments of expansion and maintenance of a fundamental social network to the composer professional career. It is also investigated the relations between the self-narrative Camargo Guarnieri portrayed in his letters writing and the construction of a self-image within an environment featured by aesthetical disputes. Finally, it is verified how this self-narrative determines the composer's archiving practices and their relations to the Modernism Movement, which is later reinforced by the institutional transference.
 
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Fecha de Publicación
2020-09-09
 
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