• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-09042021-171540
Document
Auteur
Nom complet
Adriano Vieira Cazallas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Guarinello, Norberto Luiz (Président)
Gaia, Deivid Valêrio
Glezer, Raquel
Oliveira, Gustavo Junqueira Duarte
Titre en portugais
Boca do Joanides: submundo e sociedade paulista nos "anos dourados"
Mots-clés en portugais
Autobiografia de Hiroito de Moraes Joanides (1936-1992)
Boca do lixo
Espiritismo e Umbanda
Malandragem
Prostituição e repressão policial
São Paulo dos anos dourados
Resumé en portugais
Preso, no fim dos anos 60, Joanides escreveu sua autobiografia, Boca do lixo, publicada em1977, mais uma "radiografia histórica da Boca do Lixo" do que uma autobiografia, segundo ele, narrando sua trajetória no crime, o despejo das prostitutas da zona do Bom Retiro no ano novo de 1954 e analisando sociologicamente, num viés marxista não utópico e decadentista de involução do processo histórico, a malandragem, agregada em torno das prostitutas que reuniam trabalhadores e marginalizados na boemia da cidade. É considerado o introdutor do revólver no submundo paulistano, onde predominava o uso da navalha e do punhal. Seu livro é uma engenhosa construção literária para ao mesmo tempo entreter os leitores e desconstruir a lenda de "rei da Boca do Lixo" criada pela imprensa. A ironia e desdém com que narrou no livro a morte de um "caçador de bandidos" famoso por ter o "corpo fechado" aponta o contraste do autor com o meio iletrado do submundo paulistano, identificando-se com o projeto europeizante de modernização da cidade, não com a cosmovisão mágico-religiosa dos trabalhadores que a erguiam e que afluíam de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, formando e difundindo a Umbanda no eixo Rio-São Paulo, intimamente ligadas à noção de "corpo fechado", criticada causticamente por Joanides. Apreciando a icônica figura (produto de exportação brasileiro) de Zé Pilintra, "gravata vermelha, terno branco e chapéu de banda" (ponto de umbanda), Exu, e da famosa Pombogira Maria Padilha, no contexto da macumba paulista, duas narrativas se cruzam, a do rei da Boca do Lixo no submundo paulistano, contada por Joanides, e a do rei da Boemia no espiritismo brasileiro, psicodramatizadas nas incorporações mediúnicas das entidades. Da cultura popular brasileira em formação no eixo Rio-São Paulo da primeira metade do século XX, emergiu a famosa entidade espiritual que incorpora nos médiuns dos terreiros de Umbanda e trás a linha dos malandros, o "rei da boemia, Zé Pilintra" (fins do século XIX - 1930), mestre juremeiro do sertão nordestino que foi para a cidade e se tornou doutor.
Titre en anglais
Boca do Joanides: underworld and society of São Paulo in the golden
Mots-clés en anglais
"Boca do lixo"
Autobiography by Hiroito de Moraes Joanides (1936-1992)
Mischief
Prostitution and police repression
São Paulo of the golden years
Spiritism and Umbanda
Resumé en anglais
Imprisoned, in the late 1960s, Joanides wrote his autobiography, Boca do lixo, published in 1977, more a "historical radiograph of Boca do Lixo" than an autobiography, according to him, narrating his trajectory in crime, the eviction of prostitutes from the Bom Retiro area in the new year of 1954 and sociologically analyzing, in a non-utopian Marxist bias and decadentista of involution of the historical process , the rascality, aggregated around the prostitutes who gathered workers and marginalized in the bohemian city. It is considered the introducer of the revolver in the são Paulo underworld, where the use of the razor and dagger predominated. His book is an ingenious literary construction to at the same time entertain readers and deconstruct the legend of "King of the Mouth of garbage" created by the press. The irony and disdain with which narrated in the book the death of a "bandit hunter" famous for having the "closed body" points to the contrast of the author with the literate medium of the são Paulo underworld, identifying with the Europeanizing project of modernization of the city, not with the magical-religious worldview of the workers who raised it and who flocked from Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais , Rio de Janeiro, forming and spreading to Umbanda on the Rio-São Paulo axis, closely linked to the notion of "closed body", criticized caustically by Joanides. Appreciating the iconic figure (Brazilian export product) of Zé Pilintra, "red tie, white suit and band hat" (point of umbanda), Exu, and the famous Pombogira Maria Padilha, in the context of the São Paulo macumba, two narratives intersect, that of the king of Boca do Lixo in the são Paulo underworld, told by Joanides, and that of the king of Bohemia in Brazilian spiritism, psychodramatized in the mediumistic incorporations of the entities. From Brazilian popular culture in formation on the Rio-São Paulo axis of the first half of the 20th century, the famous spiritual entity emerged that incorporates into the mediums of the terraces of Umbanda and brings the line of the rascals, the "king of bohemia, Zé Pilintra" (end of the 19th century - 1930), sworn master of the northeastern hintercountry who went to the city and became a doctor.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-04-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.