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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-08062021-203127
Document
Auteur
Nom complet
Bruno de Andréa Roma
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Lima, Solange Ferraz de (Président)
Camargo, Ana Maria de Almeida
Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
Madio, Telma Campanha de Carvalho
Titre en portugais
Fotografia em regime de arquivo: das atribuições de valor à atribuição de sentido
Mots-clés en portugais
Arquivos
Arquivos Públicos
Cultura visual
Documento fotográfico
Fotografia
Fotojornalismo
Resumé en portugais
As dificuldades para o tratamento da fotografia em ambiente de arquivo têm sido apontadas por pesquisadores e especialistas do campo há aproximadamente três décadas. Desde então, propostas foram apresentadas e a área delineou considerável avanço teórico. No entanto, ainda se observa na prática das instituições problemas para a incorporação desse debate. A partir de uma investigação em torno da inserção, produção e acumulação de fotografias pelo poder público do estado de São Paulo, este trabalho se inicia com a constatação da predominância do Estado em diversos expedientes fotográficos na transição entres os séculos XIX e XX. Escolas, hospitais, delegacias de polícia, preventórios e sanatórios são alguns exemplos de equipamentos que fizeram uso precoce desse dispositivo. A maior parte dos documentos fotográficos produzidos nesse período, no entanto, não foi encaminhada ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. Por outro lado, desde a aquisição do Arquivo Técnico do jornal Última Hora em 1989, a instituição passou a dedicar crescente atenção ao tema, sobretudo pautada pela acumulação de acervos da imprensa. A ascendência de documentos dessa natureza guarda relações diretas com a dificuldade que o Arquivo Público teve em lidar com a documentação fotográfica produzida pelo Estado. Discursos de excepcionalidade e atribuição de valor podem ser observados de forma recorrente para justificar tal conduta. Nosso trabalho investigou a natureza e origem desses discursos, procurando demonstrar as vantagens que a metodologia arquivística pode oferecer ao enfrentamento desse problema. A compreensão do funcionamento de um arquivo de imprensa foi elemento importante desse processo. Percebemos que a pluralidade de expedientes envolvidos na construção do discurso visual do jornal Última Hora pode ser apreendida de seu arquivo. No lugar dos discursos de valorização, a atribuição de sentido propiciada pelo regime arquivístico se apresenta como o melhor caminho, tanto para a preservação quanto para a abordagem historiográfica desse tipo de material.
Titre en anglais
Photography in archival context: from the attribution of value to the attribution of meaning
Mots-clés en anglais
Archives
Photographic document
Photography
Photojournalism
Public Archives
Visual culture
Resumé en anglais
Researchers and field experts have been addressing the challenges of handling photographs in archive environments for approximately three decades. Since then, proposals have been presented and the field has experienced significant theoretical advancement. Nevertheless, institutions still struggle today to incorporate this debate in their daily practices. Starting from an investigation into the introduction, production, and accumulation of photographs by the São Paulo state government, this research initially establishes that the State has played a predominant role in several uses of photography in the turn of the 19th to the 20th century. Schools, hospitals, police departments, preventoria, and sanatoria are some examples of facilities that have made early use of this device. However, most photographic documents produced in that period have not been submitted to the Public Archives of the State of São Paulo. Meanwhile, since acquiring the Technical Archives of the defunct Brazilian newspaper Última Hora in 1989, the institution has increasingly dedicated itself to the topic, especially regarding the accumulation of press collections. The influence of this type of document is directly related to the difficulties experienced by the Public Archives to handle photographic documents produced by the State. We observe an ongoing rhetoric based on exceptionality and attribution of value to justify this approach. Our work has investigated the nature and origin of such a rhetoric, while aiming to demonstrate the benefits that an archival methodology may offer to face this issue. Understanding the inner workings of a press archive was an important element in this process. We have noticed that the myriad of uses involved in the construction of the Última Hora newspaper's visual discourse can be apprehended from its archive. Instead of adopting valuation discourses, an attribution of sense made possible in the archival context seems the best way toward both the preservation of and the historiographic approach to this kind of material.
 
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Date de Publication
2021-06-08
 
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