• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-05082020-183625
Documento
Autor
Nombre completo
Luís Pedro Dragão Jeronimo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Barbuy, Heloisa Maria Silveira (Presidente)
Oliveira, Ana Luiza Martins Camargo de
Pinheiro, Maria Lucia Bressan
Saliba, Elias Thome
Título en portugués
Uma memória e um espaço restaurado em dois tempos: o Teatro Municipal de São João da Boa Vista no momento de sua construção (1914) e a partir de seu restauro, dos anos 1980 aos dias atuais
Palabras clave en portugués
Cultura material
Estado de São Paulo
Patrimônio cultural (Vertente Patrimônio Histórico)
Primeira República
Teatro
Resumen en portugués
O Theatro Municipal de São João da Boa Vista é um dos principais palcos culturais de sua região e importante marco para a comunidade sanjoanense. Um interesse em compreender o processo de restauração pelo qual o Teatro passou nos anos 1980, levou à constatação de que ainda era necessária uma pesquisa para compreensão mais aprofundada das características e valores impressos no edifício construído no início do século XX (1914-1925) - patrimônio tangível e intangível -, que viriam a ser ressignificados cerca de oito décadas mais tarde (1980-2014). Não se tratava, porém, de realizar uma pesquisa sobre todo o percurso do Teatro e sim de relacionar sua retomada, nos anos 1980 ao contexto inicial de sua implantação. Daí ter-se adotado uma abordagem em dois tempos. O objetivo estabelecido foi a produção de um estudo que refletisse o Teatro em suas dimensões sociocultural, identitária, material e utilitária dentro da comunidade em que está inserido. Uma pesquisa sistemática de fontes primárias dos períodos abordados, a partir de acervos de instituições privadas e repartições públicas formou um amplo banco de fontes, que vem sendo constantemente posto em diálogo com bibliografia correlata, cujo exame havia começado na Iniciação Científica. O trabalho tornou possível a construção de novas interpretações acerca dos significados do Teatro em diferentes perspectivas interligadas: ocupações anteriores do seu terreno e construção do edifício no contexto dos "melhoramentos urbanos" típicos do início do século XX; identificação do grupo social envolvido na iniciativa, com nuances inéditas; características do edifício, seus primeiros e multifacetados usos físicos e simbólicos - identificação de seu caráter de politeama - e sua relação com outros teatros brasileiros do mesmo período; representação de um ideal e da sua sociedade a partir de seu aspecto arquitetônico, restauro e atuais usos. Também espera-se fornecer subsídios para a elaboração de políticas culturais pelos atuais gestores do Theatro Municipal. A pesquisa deve oferecer contribuições inovadoras para a interpretação da história do edifício, sua relação com a história da cidade e com a sua comunidade, além de mostrar um espaço muito mais complexo do que supõe a historiografia, tanto no que se refere aos seus usos quanto aos seus significados. Esta dissertação foi construída numa perspectiva de exercício de cidadania.
Título en inglés
A memory and a space restored in two stages: the Municipal Theater of São João da Boa Vista at the time of its construction (1914) and from its restoration, from the 1980s to the present day
Palabras clave en inglés
Brazilian First Republic
Cultural Heritage (Strand Historical Heritage)
Material culture
State of São Paulo
Theater
Resumen en inglés
The Municipal Theater of São João da Boa Vista is one of the main cultural stages of its region and an important landmark for the sanjoanense community. An interest in understanding the restoration process that the theater underwent in the 1980s led to the realization that it was still a research to understand more about the resources and values printed in the building built in the early twentieth century (1914-1925) - heritage tangible and intangible - which will be re-signified about eight decades later (1980-2014). However, it is not a matter of conducting research overall course of the Theater and relating its reform in the 1980s to the initial context of its implementation. Hence, he took a two-step approach. The established objective was the production of a study that reflected the theater in its sociocultural, identity, material and utilitarian dimensions within the community in which it operates. A systematic survey of primary sources of estimates approached from public services and public departments formed in a broad source bank, which has been posted in dialogue with a correlate bibliography, whose initial examination was initiated at the Scientific Initiation. The work has enabled the construction of new interpretations of the meanings of the Theater in different perspectives: previous occupations of its terrain and construction of the building in the context of the "urban improvements" typical of the early twentieth century; identification of the social group involved in the initiative, with unprecedented nuances; characteristics of the building, its first multifaceted physical and symbolic uses - identification of its character of "Polytheama" - and its relationship with other Brazilian theaters of the same period; representation of an ideal and its society from its architectural aspect, restoration and current uses. It is also expected to provide input for cultural policy-making by the current managers of the Municipal Theater. The research must offer innovative contributions to the interpretation of the building's history, its relation with the history of the city, the community, besides showing a much more complex space than historiography supposes, as far as its uses, and its concepts are concerned and meanings. This Master dissertation was built from a perspective of exercising citizenship.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-08-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.