• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-03032020-171934
Document
Auteur
Nom complet
Victor Bertocchi Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Kantor, Iris (Président)
Curto, Diogo Sassetti Ramada
Françozo, Mariana de Campos
Marquese, Rafael de Bivar
Titre en portugais
O pincel de Marte: as representações pictóricas da guerra entre neerlandeses e ibéricos no Atlântico (1621-1669)
Mots-clés en portugais
Companhia das Índias Ocidentais
História das Províncias Unidas
Representações pictóricas da guerra
Resumé en portugais
Esta dissertação versa sobre as representações pictóricas neerlandesas referentes à guerra entre as coroas ibéricas e as Províncias Unidas no Atlântico, durante o século XVII. Busca-se examinar, em primeiro lugar, os elementos que compõem as imagens com cenas de batalha e retratos de almirantes e generais. Para tanto, analisa-se a trajetória destes artefatos, a começar pelas representações elaboradas pelos funcionários da Companhia das Índias Ocidentais. Numa segunda etapa, investiga-se o processamento deste material pelos gravadores e editores sediados nas Províncias Unidas, até a sua disponibilização, circulação e consumo nas principais cidades europeias. Deseja-se também perscrutar as tópicas e convenções utilizadas na figuração da Companhia das Índias Ocidentais e das tropas por ela mobilizadas. Por fim, a pesquisa se centra na observação da construção pictórica da alteridade, isto é, na forma como os artífices sediados nas Províncias Unidas representaram os inimigos ibéricos e os povos ameríndios e africanos.
Titre en anglais
The Brush of Mars: the pictorial representations of the war between the Iberian and the Dutch in the Atlantic (1621-1669)
Mots-clés en anglais
Dutch Republic
Pictorial representation of war
West India Company
Resumé en anglais
This dissertation deals with the Dutch pictorial representations of the war between the Iberian crowns and the United Provinces in the Atlantic, during the 17th century. It seeks to understand the elements which compose the battle scenes and portraits of admirals and generals. Therefore, we analyze the path of these pictorial artifacts, beginning with the representations produced by the employees of the West India Company, which were later assembled by engravers and publishers in the United Provinces, and finally their circulation and consumption in the main European cities. Besides, it will be investigated the topics and conventions used in the figuration of the West India Company and its officials and soldiers. Lastly, the research focuses on the pictorial construction of alterity, i. e., the way in which the artists based in the United Provinces represented the Iberian enemies and the Amerindian and African peoples.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-03-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.