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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-02042018-140404
Document
Auteur
Nom complet
Quezia da Silva Brandão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Capelato, Maria Helena Rolim (Président)
Cardoso, Mauricio
Trovão, Flávio Vilas-Boas
Villaça, Mariana Martins
Titre en portugais
A idade da Terra: Glauber Rocha e seu projeto político-cultural para a América Latina (1965-1980)
Mots-clés en portugais
A idade da Terra
América Latina
Glauber Rocha
Resumé en portugais
O presente estudo realiza uma análise do projeto histórico-cinematográfico contido no filme A Idade da Terra, produzido pelo cineasta Glauber Rocha em 1980, e que foi concebido desde 1965, quando Glauber escreve o roteiro cinematográfico nunca produzido de América Nuestra. A partir das quatro personagens principais Cristo-Índio, Cristo-Negro, Cristo-Guerrilheiro e Cristo-Militar são investigadas as representações da história do Brasil e da América Latina, ressignificada pelo filme através de uma linguagem que se utiliza da estrutura narrativa bíblica, remontando dados históricos por meio do recurso das alegorias. Realiza-se, assim, uma análise externa da produção, pensando suas condições e seus pressupostos no contexto cinematográfico no qual Glauber Rocha estava inserido nos anos 1970, uma análise interna da obra, investigando sua linguagem estética e as alegorias históricas, finalizando com uma análise externa pós-produção, levando em conta a recepção do filme pela crítica e pelo público. Deste modo, esta dissertação analisa a história em seu objeto fílmico, e o objeto fílmico na história, remontando estética e historicamente A Idade da Terra.
Titre en anglais
The age of the Earth: Glauber Rocha and his political-cultural project in Latin America (1965 1980)
Mots-clés en anglais
Glauber Rocha
Latin America
The age of the Earth
Resumé en anglais
The present study analyzes the historical-cinematographic project contained in the film The Age of the Earth, produced by the filmmaker Glauber Rocha in 1980, and that was conceived since 1965, when Glauber writes the cinematographic script never produced of America Nuestra. The four main characters - Christ-Indian, Christ-Black, Christ-Military and Christ-Guerrilla - investigate the representations of the history of Brazil and Latin America, re-signified by the film through a language that uses the biblical narrative structure , tracing historical data through the use of allegories. An external analysis of production is carried out, considering its conditions and its presuppositions in the cinematographic context in which Glauber Rocha was inserted in the 1970s, an internal analysis of the work, investigating its aesthetic language and historical allegories, ending with an analysis External post-production, taking into account the reception of the film by the critic and the public. In this way, this dissertation analyzes the history in its filmic object, and the filmic object in history, tracing aesthetically and historically The Age of the Earth.
 
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Date de Publication
2018-04-02
 
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