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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-01032024-110713
Documento
Autor
Nome completo
Matheus Silva Dallaqua
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Maria Cristina Correia Leandro (Presidente)
Lima, Solange Ferraz de
Ribeiro, Edméia Aparecida
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Título em português
Hominário transviado: sobrevivências da Antiguidade e ficções de masculinidade nos nudes pós-pornográficos do Projeto Chicos
Palavras-chave em português
Cânone
Masculinidades
Nu
Projeto Chicos
Sobrevivências da Antiguidade
Resumo em português
O que significa ser homem se encontra, na contemporaneidade, em contestação. Grupos com filosofias por vezes antagônicas, tanto (hetero)normativas quanto plurais ou contra hegemônicas, buscam conduzir os debates e a produção imaginária e ficcional da masculinidade de acordo com seus próprios preceitos, normas e discursos. O que está em jogo hoje são imagens em disputa de diferentes sentidos sobre o que significa ser homem. Esta dissertação se desenvolve a partir da análise do Projeto Chicos, de Fábio Ladeira e Rodrigo Lamounier: uma produção textual, audiovisual e iconográfica de nus masculinos que registra narrativas, imagens, relatos e experiências de homens que escapam ao sistema sexo/gênero. Compreendendo o objeto como uma produção de nudes pós-pornográfica com base nas discussões desenvolvidas por Paul B. Preciado , o ponto fulcral deste trabalho é estudar a construção das masculinidades em Chicos por meio de seus recursos visuais à luz do conceito de sobrevivência da Antiguidade, buscando um diálogo conceitual entre diferentes áreas das ciências humanas, como a história, a antropologia, a filosofia e a história da arte. Tomando por base os pressupostos metodológicos estabelecidos por Ana Maria Mauad, Vania Carneiro de Carvalho e Solange Ferraz de Lima, o Projeto Chicos foi abordado a partir de um olhar, em um primeiro momento, quantitativo e serial, e que possibilitou, posteriormente, um estudo sobre as formas sobreviventes da Antiguidade clássica descritas por Aby Warburg e suas relações fantasmais com o objeto de estudo. Desse modo, almejou-se discutir como a masculinidade, em suas diferentes formas de expressão, é construída nas fotografias do Projeto Chicos a partir das poses, gestos e motivos iconográficos sobreviventes de uma história da arte que assume a Antiguidade clássica como cânone, cujas formas e discursos atravessam a produção de Ladeira e Lamounier
Título em inglês
Queer Hominaire: survival of Antiquity and fictions of masculinity in Projeto Chicos
Palavras-chave em inglês
Canon
Masculinities
Nude
Projeto Chicos
Survival of Antiquity
Resumo em inglês
The meaning of masculinity in contemporary times is currently being contested by groups with sometimes opposing philosophies, ranging from (hetero)normative to pluralistic or contesting views, each seeking to shape the debates and the portrayal of masculin ity according to their own beliefs, norms, and discourses. At stake today are competing images and interpretations of what it means to be a man. This dissertation focuses on the analysis of Projeto Chicos by Fábio Ladeira and Rodrigo Lamounier, a textual, audiovisual, and iconographic production of male nudes that documents stories, images, and experiences of men who defy the sex/gender system. Viewing the object as a post pornographic production of nudes, drawing on the discussions developed by Paul B. Pre ciado, the main objective of this dissertation is to study the construction of masculinities in Chicos through its visual resources, vis à vis the Survival of Antiquity, by engaging in a conceptual dialogue between various fields of humanities, such as his tory, anthropology, philosophy, and art history. Based on the methodological theories established by Ana Maria Mauad, Vania Carneiro de Carvalho, and Solange Ferraz de Lima, Projeto Chicos was initially approached from a quantitative and serial perspective, which subsequently enabled a study of the s urviving forms of Classical Antiquity as described by Aby Warburg, and their interaction with the object of study. Thus, this dissertation aims to discuss how masculinity, in its different forms of expression, i s constructed in the photographs of Projeto Chicos considering surviving poses, gestures, and iconographic motifs of an art history that assumes Classical Antiquity as a canon, whose forms and discourses permeate the production of Ladeira and Lamounier
 
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Data de Publicação
2024-03-01
 
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