• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-29102019-175120
Documento
Autor
Nome completo
Roger Cavalheiro Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Deaecto, Marisa Midore (Presidente)
Gaudêncio Junior, Norberto
Loureiro, Felipe Pereira
Martins Filho, Plinio
Título em português
Criar necessidades: a formação do mercado publicitário paulistano; o caso da agência A Eclectica, 1914-1940
Palavras-chave em português
A Eclética
História da publicidade
História de São Paulo
História econômica
Mercado publicitário
Resumo em português
O presente trabalho discorre sobre a história da constituição do mercado de publicidade paulistano na primeira metade do século XX, descrevendo o seu processo de profissionalização, a partir do estudo da economia paulista desde a Primeira Guerra. Através do levantamento de dados sobre a abertura de empresas que pretenderam atuar neste ramo, verificou-se o crescimento do setor ao longo das décadas de 1920 e 1930 e sua consolidação, ao final do período estudado. A análise de obras de autores nacionais sobre o trabalho publicitário apresentou os conceitos e técnicas da época que foram utilizados por seus agentes. E, por meio do estudo da trajetória da agência A Eclectica, considerada a primeira agência profissional do país, pode-se observar a evolução desta atividade e o caminho deformação dos trabalhadores, destacando a capacidade dos donos desta empresa de identificar as melhores formas de construir o seu negócio.
Título em inglês
Create needs: the formation of the São Paulo advertising market; the case of agency A Eclectica, 1914-1940
Palavras-chave em inglês
A Ecletica
Advertising market
Economic history
History of advertising
History of São Paulo
Resumo em inglês
The present work deals with the history of the advertising market in São Paulo in the first half of the 20th century. We describe here its professionalization process, having as basis the study of the economy of São Paulo since the First World War. Through data collection on the opening of companies that intended to operate in this branch, we verified the growth of the sector throughout the decades of 1920 and 1930, as well as its consolidation at the end of the aforementioned period. The analysis of writings developed by national authors on advertising practices presented the concepts and techniques used at the time by their agents. Furthermore, by studying the trajectory of the agency Eclectica, considered the first "professional" agency in the country, we can observe the evolution of this activity and the way they trained their workers, which highlighting the capacity of the owners of this company to identify the best ways to build their business.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-10-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.