• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-23062021-195541
Documento
Autor
Nome completo
Camila Alvarez Djurovic
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Secco, Lincoln Ferreira (Presidente)
Deaecto, Marisa Midore
Ferreira, Fernando Sarti
Roio, Marcos Tadeu Del
Título em português
Impressões da direita: luta ideológica e mobilização empresarial através da ação editorial do IPÊS (1961-1964)
Palavras-chave em português
Anticomunismo
Golpe empresarial-militar de 1964
História Cultural
História do Livro
Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPÊS)
Resumo em português
O trabalho busca investigar as formas de produção e o alcance das ideias da elite empresarial e militar reunida no Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPÊS) por meio de seus empreendimentos editoriais. Diante do conturbado contexto político e social do início da década de 1960, o financiamento e a edição de publicações tiveram um papel fundamental para os grupos de direita organizados, cumprindo a função de propaganda e mobilização política. A análise dos livros, folhetos e periódicos publicados do IPÊS mostra que o anticomunismo foi o cerne da campanha ideológica levada a cabo pelas frações civis e militares envolvidas no golpe de 1964. Além disso, revela a existência de um projeto político coerente e coeso para a tomada do poder. Levando em conta a interação entre as esferas da produção intelectual e cultural, da política e do mercado procura-se, portanto, compreender os processos que condicionaram a complexa rede de produção e circulação editorial do IPÊS.
Título em inglês
Impressions of the right: ideological fight and business class mobilization through IPÊS editorial action (1961-1964)
Palavras-chave em inglês
1964 Civil-Military Coup
Anticommunism
Book History
Cultural History
Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPÊS)
Resumo em inglês
The work seeks to investigate the production and dissemination of ideas by the military and business elite through the editorial efforts gathered by IPÊS (Institute of Research and Social Studies). In the troubled political and social context of the early 1960s, the financing of publications was fundamental for organized right wing groups, serving as propaganda and political rallying. The analysis of books, pamphlets and periodicals published by IPÊS shows that anticommunism was the core of the ideological campaign carried out by civil and military groups involved in the coup of 1964; it also reveals the existence of a cohesive political project for a power takeover. The intent of this research is to understand the processes that influenced the complex web of editorial production and distribution of IPÊS by examining the relation between cultural and intellectual production, politics and marketplace.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-06-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.