• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-23062021-195541
Document
Auteur
Nom complet
Camila Alvarez Djurovic
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Secco, Lincoln Ferreira (Président)
Deaecto, Marisa Midore
Ferreira, Fernando Sarti
Roio, Marcos Tadeu Del
Titre en portugais
Impressões da direita: luta ideológica e mobilização empresarial através da ação editorial do IPÊS (1961-1964)
Mots-clés en portugais
Anticomunismo
Golpe empresarial-militar de 1964
História Cultural
História do Livro
Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPÊS)
Resumé en portugais
O trabalho busca investigar as formas de produção e o alcance das ideias da elite empresarial e militar reunida no Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPÊS) por meio de seus empreendimentos editoriais. Diante do conturbado contexto político e social do início da década de 1960, o financiamento e a edição de publicações tiveram um papel fundamental para os grupos de direita organizados, cumprindo a função de propaganda e mobilização política. A análise dos livros, folhetos e periódicos publicados do IPÊS mostra que o anticomunismo foi o cerne da campanha ideológica levada a cabo pelas frações civis e militares envolvidas no golpe de 1964. Além disso, revela a existência de um projeto político coerente e coeso para a tomada do poder. Levando em conta a interação entre as esferas da produção intelectual e cultural, da política e do mercado procura-se, portanto, compreender os processos que condicionaram a complexa rede de produção e circulação editorial do IPÊS.
Titre en anglais
Impressions of the right: ideological fight and business class mobilization through IPÊS editorial action (1961-1964)
Mots-clés en anglais
1964 Civil-Military Coup
Anticommunism
Book History
Cultural History
Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPÊS)
Resumé en anglais
The work seeks to investigate the production and dissemination of ideas by the military and business elite through the editorial efforts gathered by IPÊS (Institute of Research and Social Studies). In the troubled political and social context of the early 1960s, the financing of publications was fundamental for organized right wing groups, serving as propaganda and political rallying. The analysis of books, pamphlets and periodicals published by IPÊS shows that anticommunism was the core of the ideological campaign carried out by civil and military groups involved in the coup of 1964; it also reveals the existence of a cohesive political project for a power takeover. The intent of this research is to understand the processes that influenced the complex web of editorial production and distribution of IPÊS by examining the relation between cultural and intellectual production, politics and marketplace.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-06-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.