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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-22022024-180240
Document
Author
Full name
Larissa Alves de Lima
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2023
Supervisor
Committee
Ferlini, Vera Lucia Amaral (President)
Silva, Tathianni Cristini da
Barbuy, Heloisa Maria Silveira
Oliveira, Maria Luiza Ferreira de
Title in Portuguese
A arte de fazer toda qualidade de doces (Rio de Janeiro, 1850-1930)
Keywords in Portuguese
Açúcar
Consumo
Doçaria
Edições
Livros
Abstract in Portuguese
A intensa publicação de livros de receitas doces verificada entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, indicam a existência de um mercado editorial no setor. Este trabalho investiga o significado desse mercado editorial e a relação de tais manuais de confeitaria com a adoção de novos hábitos burgueses, por parte da elite carioca do período. O corpus documental abrange onze livros de receitas doces: Doceiro Nacional ou Arte de Fazer toda qualidade de doces; Dicionário do Doceiro Brasileiro; O Confeiteiro Popular ou Manual theorico e pratico de confeitaria e pastelaria para uso dos professionaes e particulares; Manual do Distillador e Licorista; A Doceira Doméstica; O Confeiteiro Nacional: Manual Theorico e Pratico de Confeitaria, Refinação e Pastelaria; Doceira Brasileira ou nova guia para se fazerem todas as espécies de doces; Doceira Nacional; Manual de Confeitaria; Manual da Doceira Familiar; O Cozinheiro e Doceiro Popular. Examinaremos também o papel do açúcar, matéria prima dos doces, do ponto de vista do consumo na construção das relações sociais, econômicas e culturais do período. As vertentes dos estudos de consumo adotadas na pesquisa foram elaboradas por Karl Marx, na obra Grundrisse, e por Mary Douglas, em O Mundo dos Bens: Para uma antropologia do consumo
Title in English
unavailable
Keywords in English
Books
Confectionery
Consumption
Editions
Sugar
Abstract in English
The intense publication of sweet recipe books between the second half of the 19th century and the first decades of the 20th century indicates the existence of a publishing market in the sector. This work investigates the meaning of this publishing market and the relationship between such confectionery manuals and the adoption of new bourgeois habits by the Rio elite of the period. The documentary corpus covers eleven sweet recipe books: Doceiro Nacional ou Arte de Fazer toda qualidade de doces; Dicionário do Doceiro Brasileiro; O Confeiteiro Popular ou Manual theorico e pratico de confeitaria e pastelaria para uso dos professionaes e particulares; Manual do Distillador e Licorista; A Doceira Doméstica; O Confeiteiro Nacional: Manual Theorico e Pratico de Confeitaria, Refinação e Pastelaria; Doceira Brasileira ou nova guia para se fazerem todas as espécies de doces; Doceira Nacional; Manual de Confeitaria; Manual da Doceira Familiar; O Cozinheiro e Doceiro Popular. We will also examine the role of sugar, the raw material for sweets, from the point of view of consumption in the construction of social, economic and cultural relations of the period. The aspects of consumer studies adopted in the research were elaborated by Karl Marx, in the work Grundrisse, and by Mary Douglas, in O Mundo dos Bens: Para uma antropologia do consumo
 
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Publishing Date
2024-02-22
 
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