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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-17092015-152331
Documento
Autor
Nome completo
Márcia Cristina Lacerda Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Florenzano, Maria Beatriz Borba (Presidente)
Chevitarese, Andre Leonardo
Duarte, Adriane da Silva
Gonçalves, Ana Teresa Marques
Hirata, Elaine Farias Veloso
Título em português
Representações da cidade na tragédia grega: entre o espaço construído e o espaço concebido
Palavras-chave em português
Espaço
Fronteira
Identidade
Mobilidade
Reconhecimento
Tragédia ática
Resumo em português
O objetivo desta tese é analisar a maneira como os autores trágicos (Ésquilo, Sófocles e Eurípides) apresentavam ao seu público as formas de organizar/pensar o espaço da cidade na Atenas do século V a.C.. Partimos do conceito de espaço desenvolvido pelo arquiteto moderno Amos Rapoport, de ambiente construído, que vem embasando as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca/MAE/USP), no âmbito do qual a nossa pesquisa está inserida. Para tanto elegemos quatro subtemas que serão analisados a partir da perspectiva do espaço, comparando-o com o que se conhece da realidade material da cidade no século V a.C., tanto quanto possível. Cada subtema será tratado em um capítulo distinto, como segue: 1) as cenas de Reconhecimento entre Orestes e Electra e os espaços onde elas ocorrem, com base em Coéforas (Ésquilo); Electra (Sófocles); Electra (Eurípides); 2) A identidade e o espaço, a partir do Íon (Eurípides); 3) Fronteira e efebia, com o exame da Electra (Eurípides); 4) A mobilidade e a identidade de Menelau, com base nas peças em que ele figura: Ájax (Sófocles) e Andrômaca, Troianas, Helena, Orestes, Ifigênia em Áulis (Eurípides). Nosso intuito é instigar uma melhor compreensão espacial da cidade grega no que tange aos avanços dos espaços públicos, a especialização de certos espaços e, ao mesmo tempo, entender os sentidos simbólicos e as formas e razão da representação desse espaço.
Título em inglês
City representations in greek tragedy: between the built environment and the designed space
Palavras-chave em inglês
Attic tragedy
Border
Identity
Mobility
Recognition
Space
Resumo em inglês
The goal of this thesis is to analyze the way the tragic authors (Aeschylus, Sophocles and Euripides) presented to its public the ways of organizing/thinking the space of the city in Athens during the 5th century B.C.. We start from the concept of space designed by modern architect Amos Rapoport, of built environment, which comes to support the research developed by Laboratory of Studies about the Ancient City (Labeca/MAE/USP) in which our research is inserted. That is why we elect four sub-themes that will be analyzed from the perspective of space, comparing them to what is known of the material reality of the city 5th century B.C. as much as possible. Each subtopic will be treated in a separate chapter, as follows: 1) The scenes of recognition between Orestes and Electra and the spaces where they occur, based Choephoroi (Aeschylus); Electra (Sophocle); Electra (Euripides). 2) The identity and the space, from the Ion (Euripides). 3) Border and ephebia, with the examination of the Electra (Euripides). 3) The mobility and identity of Menelaus, based on the parts in which he figures: Ajax (Sophocles); Andromache, Trojan Woman, Helen, Orestes, Iphigenia in Aulis (Euripides). Our aim is to instill a better understanding of the Greek city with respect to the advances of public spaces, the specialization of certain spaces and, at the same time, understand the symbolic meanings and shapes and reason of the representation of that space.
 
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Data de Publicação
2015-09-17
 
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