• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1994.tde-16052023-162150
Document
Author
Full name
Odilardo Viana de Avelar Junior
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1994
Supervisor
Committee
Ferlini, Vera Lucia Amaral (President)
Barbosa, Wilson do Nascimento
Glezer, Raquel
Gonçalves Neto, Wenceslau
Szmrecsányi, Tamás Jószef Márton Károly
Title in Portuguese
A política de combate à seca no nordeste: uma ideologia para o planejamento regional
Keywords in Portuguese
Não consta
Abstract in Portuguese
O objetivo deste trabalho é analisar e tentar compreender a atuação governamental no Nordeste brasileiro, entre 1877 e 1959, através da política de combate aos efeitos das secas, utilizada como instrumento ideológico para a fundamentação do planejamento regional. O combate aos efeitos da secas começou a assumir um caráter de fato político a partir da grande seca de 1877. Desde de então, a estratégia utilizada para socorrer a região, transformou-se em instrumento de intermediação entre o poder central e local, objetivando a acomodação da diversidade de interesses dos segmentos dominantes. Com a institucionalizaçâo da República, o relacionamento das várias oligarquias passou a ser intermediado através da "política dos governadores", que funcionou até 1930, como catalizador no relacionamento entre o Governo Federal e os governos estaduais, consolidando um pacto de poder oligárquico. Durante toda a Primeira República, São Paulo e Minas Gerais, utilizavam esses ingredientes para controlar a estrutura do poder. A partir dessa caracterização da seca como um fenômeno político, foram sendo criadas agências de intervenção federal na região, comprometidas com a articulação de interesses. Assim, a IOCS/IFOCS, transformada posteriormente no DNOCS; o IAA, a CHESF; a CVSF, o BNB e a SUDENE, estavam sempre, de uma forma ou outra, sintonizadas ideologicamente com o sistema político e suas demandas, no sentido de viabilizar os objetivos dos segmentos gue controlavam os poderes federal e estadual
Title in English
Not available
Keywords in English
Not available
Abstract in English
Not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2023-05-16
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.