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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-12062015-111953
Document
Auteur
Nom complet
Ana Hutz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Novais, Fernando Antonio (Président)
Arruda, Jose Jobson de Andrade
Boschi, Caio Cesar
Megiani, Ana Paula Torres
Vainfas, Ronaldo
Titre en portugais
Homens de nação e de negócios: redes comerciais no mundo ibérico (1580-1640)
Mots-clés en portugais
Capitalismo comercial
Cristãos novos
Homens de negócio
Inquisição
Redes comerciais
Resumé en portugais
Nesta tese estudamos as redes de comércio compostas pelos cristãos novos portugueses em um período particular da Época Moderna: durante a União Ibérica (1580-1640). Na primeira parte do trabalho conectamos as redes de comércio com duas problemáticas: a da identidade cristã nova e a da relação ente cristãos novos, Inquisição e Coroa espanhola. Nesse sentido, salientamos as estratégias dos homens de negócios e cristãos novos portugueses frente às tensões geradas pela perseguição inquisitorial e os estatutos de limpeza de sangue. Na segunda parte do trabalho estudamos um caso exemplar das conexões e tensões mencionadas acima: a história da rede familiar de António Fernandes dElvas, homem de negócio e cristãos novo português, mercador e traficante de escravos, que atuava no Mundo Ibérico, em especial no comércio ultramarino. Nesta tese consideramos que havia uma relação de reciprocidade entre a identidade cristã nova influenciava na organização dos cristãos novos em redes de comércio e essas, por sua vez, que reforçavam a identidade.
Titre en anglais
New Christians and businessman: trade networks in the Iberian World (1580-1640)
Mots-clés en anglais
Businessmen
Commercial capitalism
Inquisition
New Christians
Trade networks
Resumé en anglais
This thesis focuses on the Portuguese New Christians commercial networks in a specific period of the Modern Ages: the Iberian Union (1580-1640). The first part of this work connects the trade networks with two major issues: the new Christian identity, and the relationship between New Christians, the Inquisition and the Spanish Crown. Accordingly, the study emphasizes the strategies of businessmen and Portuguese New Christians in face of the tensions generated by inquisitorial persecution and the statutes of "purity of blood". The second part of this work analyzes an exemplary case of the connections and tensions above mentioned: the story of António Fernandes d'Elvas and his family network. A business man and Portuguese New Christian, dElvas was a merchant and slave trader in the Iberian world, especially in overseas trade. This thesis considers that there was a reciprocal relationship between the New Christian identity and the organization of New Christians trade networks, in which the identity influenciated the organization of the trades and the trades reinforced the identity.
 
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Date de Publication
2015-06-12
 
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