• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-12012021-142818
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Refulia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Deaecto, Marisa Midore (Presidente)
Ayres, Vivian Nani
Salla, Thiago Mio
Schapochnik, Nelson
Título en portugués
A Editora Guaíra no mercado editorial brasileiro (1939-1961)
Palabras clave en portugués
Caderno Azul
Coleção de livros
Editora Guaíra
Estante Americana
Mercado editorial
Resumen en portugués
Esta investigação propõe um estudo sobre os propósitos comerciais e culturais que nortearam o desenvolvimento de duas coleções de livros da Editora Guaíra Ltda., de Curitiba, ao longo dos anos 40 do século XX: a Coleção Estante Americana, composta por romances escritos por autores hispano-americanos e estadunidenses; e a Coleção Caderno Azul, de livros de pequeno formato e que abrangiam vários gêneros literários, desde pesquisas e ensaios até textos ficcionais. Pretende-se, assim, fazer o levantamento do repertório de textos colocados em circulação nos dois projetos. Antes disso, será realizada uma análise sobre as propostas editoriais fomentadas pelo jurista Oscar Joseph de Plácido e Silva, na capital paranaense, e que culminaram na fundação da Guaíra, nos últimos meses de 1939, e sobre o funcionamento da editora ao longo dos seus mais de vinte anos de atividade, para que se possa compreender como se deu a entrada da empresa no mercado brasileiro de livros e quais foram as transformações sofridas por esse projeto ao longo dos anos.
Título en inglés
Guaíra Publishing House in the Brazilian editorial market (1939-1961)
Palabras clave en inglés
Books collection
Caderno Azul
Editorial market
Estante Americana
Guaíra Publishing House
Resumen en inglés
This research aims to investigate the commercial and cultural aspirations that guided the creation of two book collections by Guaíra Ltd. Publishing House, from Curitiba, during the 1940s: the Estante Americana Collection, composed by novels written by Hispano-Americans and North-Americans writers; and the Caderno Azul Collection, consisting of pocket books that contained different literary genres, such as research, essays and fictional texts. Therefore, the intention is to provide a gathering of the repertoire of texts put in circulation with these two projects. However, to begin with, it will present an analysis about the editorial guidelines promoted by Oscar Joseph de Plácido e Silva, a jurist from the capital of Paraná, which led to the foundation of Guaíra Publishing House during the last months of 1939; and also about the functioning of the publishing house during more than twenty years of activity, in order to understand how the company was able to enter the Brazilian editorial market and the transformations to which the project was subjected throughout the years.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.