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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-07102022-111737
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Nobile Toniol
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Albieri, Sara (Presidente)
Barros, Ivan Kowaleski Figueira de
Dainez, Valdir Iusif
Santos Filho, Gildo Magalhães dos
Título em português
O Fast-Fashion no Brasil (1990-2015): uma abordagem a partir da Economia Criativa
Palavras-chave em português
Economia criativa
Economia da cultura
Fast-Fashion
Globalização
Indústria do vestuário
Resumo em português
A partir da década de 1990, observaram-se novas e profundas transformações na economia e na política mundial que influenciaram diretamente a indústria da moda. A pesquisa discute, diante do cenário internacional, quais os impactos causados pelo processo de globalização na indústria têxtil e de confecção brasileira e busca a compreensão do caráter dual da moda quanto ao seu valor econômico-simbólico a partir do sistema fast-fashion. Esse modelo de negócio promoveu uma ruptura na cadeia produtiva e é responsável pela aceleração e aumento da demanda na criação de novos produtos na indústria. O consumo é a engrenagem do fast fashion e para despertar o desejo de compra do consumidor, os produtos disponíveis nos pontos de varejo são renovados quinzenalmente. Para tanto, é necessário um planejamento acelerado na criação de novos produtos que permita a fluência e a continuidade desse sistema. O fast-fashion levanta questões especificas - criação, reprodução, democratização, identidades - que o situam no entrecruzamento entre a economia e a cultura. A pesquisa considera que o fenômeno fast-fashion pode ser estudado pela Economia da Cultura e, mais propriamente, a Economia Criativa, por conceberem a cultura e a criação como fontes geradoras de fluxo de renda e empregos e com grande potencial para o desenvolvimento socioeconômico. O fenômeno tornou-se uma matriz capaz de mobilizar um conjunto mais amplo de informações para análise da indústria têxtil e de confecção nacional a partir dos anos 1990. A pesquisa conta com a coleta de dados estatísticos disponíveis em órgãos referenciais, e também, fontes empíricas pautadas na realização de entrevistas com profissionais do setor que participaram efetivamente na implantação do fast-fashion no Brasil, e trouxeram elementos que possibilitam tratá-lo sistematicamente como parte da indústria criativa. Desse modo, a moda rápida passa a ser reconhecida como um bem simbólico, que só pode ser adequadamente explicado enquanto um fenômeno econômico-cultural
Título em inglês
The Fast-Fashion in Brasil (1990-2015): an approach from the Creative Economy
Palavras-chave em inglês
Clothing industry
Creative economy
Cultural economy
Fast-Fashion
Globalization
Resumo em inglês
The 1990s saw new and profound transformations in the world economy and politics that directly influenced the fashion industry. The research discusses, in face of the international scenario, what are the impacts caused by the globalization process in the Brazilian textile and clothing industry and seeks to understand the dual character of fashion as to its economic-symbolic value from the fast-fashion system. The business model caused a rupture in the production chain and became responsible for the acceleration and increase of demand of new products in the industry. Consumption is the gear of fast fashion, and to awaken the consumer's desire to buy, the products available are replaced at the retail points every two weeks. Therefore, it is necessary an accelerated planning in the creation of new products that allows the fluency and continuity of this system. Fast fashion raises specific questions - creation, reproduction, democratization, and identities - that place it at the crossroads between economy and culture. Economy of Culture and, more specifically, the Creative Economy, for conceiving culture and creation as sources of income and job flow generation can approach the fast-fashion phenomenon from the right angle. Its great potential for socioeconomic development turned it into a matrix capable of mobilizing a broader set of information for analysis of the Brazilian textile and clothing industry since the 1990s. The research relies on the collection of statistical data available in reference agencies, and empirical sources based on interviews with industry professionals who effectively participated in the implementation of fast fashion in Brazil, and brought elements that allow us to treat it systematically as part of the creative industry. Thus, fast fashion is considered as a symbolic good which can only be adequately explained as an economic-cultural phenomenon
 
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Data de Publicação
2022-10-07
 
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