• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-07082019-134829
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Carolina Ramella Rey Ammon
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Ferlini, Vera Lucia Amaral (Presidente)
Christofoletti, Rodrigo
Silva, Tathianni Cristini da
Título en portugués
Economia patrimonial, educação em museus e novas mídias: a experiência do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
Palabras clave en portugués
Economia patrimonial
Educação
Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
Museu
Resumen en portugués
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal a elaboração, sob a perspectiva econômica, de uma proposta educativa em plataforma audiovisual cuja temática abarque as especificidades do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos e da cidade de Santos, SP. Procuro identificar, a partir dos vestígios do antigo Engenho dos Schetz, as modificações do território e da sociedade da cidade de Santos do período colonial até os dias de hoje e de que forma isso deve ser passado ao público em um polo cultural atualmente de modo a inseri-lo na perspectiva da economia da cultura. Assim, partindo de uma análise do desenvolvimento histórico do próprio conceito de patrimônio e da grande importância dos monumentos culturais enquanto centros educativos, bem como de uma reflexão acerca das transformações pelas quais nossa sociedade vem passando desde o advento das inovações tecnológicas do século XX e da lógica de interesse sobretudo econômico que influencia a cultura atualmente, busco também identificar os métodos midiáticos e as formas de aplicação mais apropriados para a esfera educacional dos museus e monumentos históricos a fim de aplicá-los neste projeto.
Título en inglés
Economic patrimony, education in museums and new medias: the experience of National Monument Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
Palabras clave en inglés
Economy
Education
Museum
National Monument Ruins Engenho São Jorge dos Erasmos
Resumen en inglés
This research has as main objective the development, from the economic perspective, of an educational proposal for audiovisual platform whose theme encompasses the specifics of Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos and the city of Santos, SP. I seek to to identify, from the remains of the old Engenho dos Schetz, the changes of the territory and the society of the city of Santos from the colonial period to the present days, and how it should be passed to the public in a cultural center today in the perspective of the cultural economy. Thus, starting from an analysis of the historical development of the heritage concept itself and the great importance of cultural monuments as educational centers, as well as a reflection about the transformations that our society has undergone since the advent of the technological innovations of the twentieth century and logic above all economic interests that influences the culture today, I seek also to identify media methods and the most appropriate ways of applying to the educational sphere of museums and historical monuments in order to apply them in this project.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-08-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.