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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-30092022-113006
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Sandler
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Girotto, Eduardo Donizeti (Presidente)
Juliasz, Paula Cristiane Strina
Kaercher, Nestor André
Tonetto, Élida Pasini
Título em português
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
Palavras-chave em português
Aprendizagem criativa, Criatividade
Construcionismo
Ensino de geografia
Pensamento geográfico
Tecnologia na educação
Resumo em português
A utilização de novas tecnologias no ensino básico levou a valorização de práticas que oportunizam a construção de objetos baseados em diferentes linguagens, desde maquetes de sucata até robôs programados por estudantes. Nesse contexto, a aprendizagem criativa vem sendo utilizada como abordagem pedagógica no campo da tecnologia na educação fundamental, contudo as referências sobre a sua adoção no ensino de geografia ainda não são muitas. Por isso, esse trabalho tem como objetivo compreender como a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa pode ocorrer no ensino de geografia. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de geografia, elaboramos outro levantamento bibliográfico sobre aprendizagem criativa, construímos categorias de análise, analisamos um projeto de geografia urbana adotado com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e, então, propusemos a revisão deste projeto. Concluímos que a aprendizagem criativa pode trazer contribuições para o desenvolvimento do pensamento geográfico, principalmente, quando exploramos quadros geográficos para construir objetos que refletem geografias. Neste sentido, teve destaque o uso de websigs (sistemas de informação geográfica disponíveis na internet) a partir de conceitos de micromundos. Ademais, concluímos que o aprendizado em pares, elemento importante da aprendizagem criativa, pode ser aprofundado quando o situamos por meio de uma abordagem problematizadora, que contemple a identificação de sujeitos, suas condições de vida e intencionalidades.
Título em inglês
The Creative learning in geography teaching: analysis of didactic propositions for elementary school
Palavras-chave em inglês
Aprendizagem criativa
Creativity, Constructionism
Geographical thinking
Geography teaching
Technology in education
Resumo em inglês
The use of new technologies in elementary and high school led to the appreciation of practices that allow the construction of objects based on different languages, from scrap models to robots programmed by students. In this context, creative learning has been used as a pedagogical approach in the field of technology in education, but the references about its adoption in the teaching of geography are still few. Therefore, this work aims to understand how the creative learning pedagogical approach happens in the context of geography teaching. For that, a theoretical research on geography teaching was made, we did another theoretical research on creative learning, criterias for analysis were developed and a geographic project adopted in a 8th grade elementary private school was analyzed and redesigned, based on the criterias. We concluded that creative learning can bring contributions to the development of geographic thinking, especially when we explore the geographic frames to build objects that show geographies. In this sense, we highlight the use of websigs (geographic information systems available on the internet) based on concepts of microworlds. Furthermore, we concluded that peer learning, an important element of creative learning, can be deepened when it is localized in a critical problem based approach, which includes the identification of subjects, their living conditions and intentions.
 
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Data de Publicação
2022-09-30
 
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