• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-30092022-113006
Document
Auteur
Nom complet
Guilherme Sandler
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Girotto, Eduardo Donizeti (Président)
Juliasz, Paula Cristiane Strina
Kaercher, Nestor André
Tonetto, Élida Pasini
Titre en portugais
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Aprendizagem criativa, Criatividade
Construcionismo
Ensino de geografia
Pensamento geográfico
Tecnologia na educação
Resumé en portugais
A utilização de novas tecnologias no ensino básico levou a valorização de práticas que oportunizam a construção de objetos baseados em diferentes linguagens, desde maquetes de sucata até robôs programados por estudantes. Nesse contexto, a aprendizagem criativa vem sendo utilizada como abordagem pedagógica no campo da tecnologia na educação fundamental, contudo as referências sobre a sua adoção no ensino de geografia ainda não são muitas. Por isso, esse trabalho tem como objetivo compreender como a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa pode ocorrer no ensino de geografia. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de geografia, elaboramos outro levantamento bibliográfico sobre aprendizagem criativa, construímos categorias de análise, analisamos um projeto de geografia urbana adotado com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e, então, propusemos a revisão deste projeto. Concluímos que a aprendizagem criativa pode trazer contribuições para o desenvolvimento do pensamento geográfico, principalmente, quando exploramos quadros geográficos para construir objetos que refletem geografias. Neste sentido, teve destaque o uso de websigs (sistemas de informação geográfica disponíveis na internet) a partir de conceitos de micromundos. Ademais, concluímos que o aprendizado em pares, elemento importante da aprendizagem criativa, pode ser aprofundado quando o situamos por meio de uma abordagem problematizadora, que contemple a identificação de sujeitos, suas condições de vida e intencionalidades.
Titre en anglais
The Creative learning in geography teaching: analysis of didactic propositions for elementary school
Mots-clés en anglais
Aprendizagem criativa
Creativity, Constructionism
Geographical thinking
Geography teaching
Technology in education
Resumé en anglais
The use of new technologies in elementary and high school led to the appreciation of practices that allow the construction of objects based on different languages, from scrap models to robots programmed by students. In this context, creative learning has been used as a pedagogical approach in the field of technology in education, but the references about its adoption in the teaching of geography are still few. Therefore, this work aims to understand how the creative learning pedagogical approach happens in the context of geography teaching. For that, a theoretical research on geography teaching was made, we did another theoretical research on creative learning, criterias for analysis were developed and a geographic project adopted in a 8th grade elementary private school was analyzed and redesigned, based on the criterias. We concluded that creative learning can bring contributions to the development of geographic thinking, especially when we explore the geographic frames to build objects that show geographies. In this sense, we highlight the use of websigs (geographic information systems available on the internet) based on concepts of microworlds. Furthermore, we concluded that peer learning, an important element of creative learning, can be deepened when it is localized in a critical problem based approach, which includes the identification of subjects, their living conditions and intentions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.