• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-30012023-181001
Documento
Autor
Nombre completo
Otoniel Fernandes da Silva Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Pintaudi, Silvana Maria (Presidente)
Alves, Gloria da Anunciação
Madeira Filho, Magno de Lara
Santos, Claudio Ressurreição dos
Título en portugués
Mercado de vizinhança e acumulação ampliada do capital na metrópole de São Paulo
Palabras clave en portugués
Acumulação capitalista
Concentração e Centralização
Mercado de vizinhança
Mercados de proximidade
Supermercados
Resumen en portugués
O setor supermercadista conduzido pelas grandes varejistas de capital internacional, após expandirem os formatos das grandes superfícies no mercado varejista de alimentos no Brasil, passam a investir no formato de mercados de vizinhança, registrando maior concentração na metrópole de São Paulo. Nesses espaços, o grande capital encontrou condições políticas e econômicas favoráveis para sua reprodução. As estruturas e as técnicas de logísticas acumuladas desde a chegada dos supermercados foram condição para determinar as transformações na grande distribuição de mercadorias. Diante de tais fatos, o objetivo do presente estudo, foi a análise dos mercados de vizinhança no processo de concentração e centralização e sua nova expansão territorial na metrópole paulista. A presença dos mercados de vizinhança no abastecimento da metrópole paulista não é um fato novo, o que se incorpora no momento atual são os investimentos por parte dos grandes capitais das varejistas de distribuição de alimentos, como estratégia para ampliar suas áreas de dominação de mercado e maximizar suas taxas de lucro. O trabalho foi desenvolvido mediante a realização de pesquisas em relatórios de desempenho do setor varejista, revistas especializadas no setor supermercadista, assim como através de aplicação de entrevistas aos representantes das grandes redes, pequenos comerciantes e consumidores dos mercados de vizinhança. Elaborou-se, ainda, a partir do levantamento de campo uma base cartográfica para análise da expansão dos mercados de vizinhança. O mercado de proximidade como foco para o grande capital acrescentou novos conteúdos e lógicas de circulação, uma vez que estes passam a contribuir na aceleração da rotatividade dos capitais. A estratégia de localização dos mercados de proximidade, que tendiam aparentemente a seguir o trajeto dos formatos das grandes superfícies, revelaram padrões distintos chegando até as periferias através das penetrações de seus produtos de marca própria. Esse movimento dos capitais para periferia tem nos pequenos comércios de vizinhança nas periferias da metrópole de São Paulo, uma estratégia para filiar como comerciantes parceiros no processo da acumulação do grande capital. Assim, constatou-se que os mercados de vizinhança se constituíam enquanto uma expressão material do processo histórico de concentração e centralização dos capitais pelas grandes redes varejistas se confirmando através da parceria de negócios para distribuição de mercadorias exclusivas para as áreas de baixos rendimentos na periferia paulista.
Título en inglés
The neighborhood market and expanded capital accumulation in the metropolis of São Paulo
Palabras clave en inglés
Capitalist Accumulation
Concentration and Centralization
Local Markets
Neighborhood Market
Supermarket
Resumen en inglés
After expanding the formats of large-area food retail markets in Brazil, the large grocery retail sector led by retailers with international capital has begun to invest in the neighborhood market format, registering greater concentration in the metropolis of São Paulo. In these spaces, big capital has found favorable political and economic conditions for its reproduction. The logistic structures and techniques accumulated since the arrival of supermarkets were the conditions required for determining the transformations in the large-scale distribution of goods. Given these facts, the objective of this study was to analyze the influence of neighborhood markets on the concentration and centralization process as well as their new territorial expansion in the São Paulo metropolis. The presence of neighborhood markets in the supply of the São Paulo metropolis is not something new, but rather the large capital investments by food distribution retailers as a strategy to expand their areas of market domination and maximize their profits. The work was developed by studying the performance reports of the retail sector, specialized magazines of the grocery retail sector, and by conducting interviews with representatives of large chains, small merchants and the consumers of neighborhood markets. A cartographic base was also developed based on the field survey to analyze the expansion of the neighborhood markets. The local market as a focus for big capital has added new content and circulation rationales, since these now contribute to the acceleration of capital turnover. The location strategy of local markets, which seemed to follow the formats of large-area supermarkets, has shown distinct patterns, reaching the peripheries through the penetration of their house-brand products. This movement of capital to the small neighborhood businesses on the peripheries of the São Paulo metropolis constitutes a strategy to affiliate small business owners as partner merchants in the capital accumulation process. Thus, it was found that the neighborhood markets were constituted as a material expression of the historical capital concentration and centralization process by large retail chains, which was confirmed through the business partnerships for the distribution of exclusive goods to low-income areas in São Paulo's periphery.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.