• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-28062013-125351
Document
Auteur
Nom complet
Waldiney Gomes de Aguiar
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Président)
Alves, Gloria da Anunciacao
Callai, Helena Copetti
Moraes, Jerusa Vilhena de
Simielli, Maria Elena Ramos
Titre en portugais
O processo de aprendizagem da cartografia escolar por meio da situação didática
Mots-clés en portugais
Didática
Geografia
Mapa
Resumé en portugais
A tese que ora apresentamos foi desenvolvida com professores da Educação Básica, Ciclo I do Ensino Fundamental, 5º ano, em escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Francisco Beltrão (PR). Buscando contribuir com o ensino de Geografia para alunos das séries iniciais, desenvolvemos uma pesquisa com os docentes acerca de suas práticas em sala de aula junto aos alunos. Nosso objetivo principal foi observar como se dava tal ensino no que respeita ao trabalho com mapas. Nesse sentido, recorremos à proposta elaborada por Simielli (1994), que trata da alfabetização cartográfica. Segundo ela, para que a criança possa desmistificar o desenho, é preciso desenvolver alguns conceitos, tais como visão oblíqua, visão vertical, imagem tridimensional e bidimensional, além de compreender o alfabeto cartográfico (ponto, linha e área). A partir daí, a criança desenvolve a noção de legenda, proporção, lateralidade, referência e orientação, passando a conceber os mapas como meio de comunicação. Para ensinar todo esse processo, valemo-nos da teoria da situação didática sugerida por Brousseau (2008), que consiste em um modelo que descreve as atividades do professor e do aluno a partir de uma situação a ser resolvida. Trata-se de um instrumento de comunicação entre professor, meio e aluno, em busca de respostas a partir de 9 desafios que levem à construção de conhecimentos. Em nosso caso, conhecimentos geográficos e cartográficos, pois esta pesquisa passa pela questão de aprender o mapa e aprender Geografia por meio do mapa.
Titre en anglais
The learning process of school cartography through a teaching situation
Mots-clés en anglais
Geography
Maps
Teaching
Resumé en anglais
The current thesis has been developed with teachers from Elementary School, 1stcycle of Elementary School, 5º year in public schools of the city of Francisco Beltrao (PR). Trying to contribute with the Geography teaching of Elementary students, it has been developed a survey among the teachers about their teaching methodology toward the students. The main objective has been to observe how they worked when teaching about maps. With this aim, it has been worked on the Simiellisproposal(1994), which is about cartographic literacy. According to her, for a child to demystify the draw, it is necessary to develop some concepts, such as an skewed view, vertical view, three-dimensional and bi-dimensional image, besides to understand the cartographic alphabet (dot, line and area). From this point, the child develops the notion of subtitles, proportion, laterality, reference and orientation, conceiving the maps as a means of communication. To teach all this process, it has been used teaching situation theory suggested by Brousseau(2008), which consists in a model that describes the teacher and student activities from a situation to be solved. It is about a communication instrument between the teacher, environment and student, seeking answers from challenges that lead to the 11 construction of knowledge. In our case, geographical knowledge, because this survey is about learning maps and learning Geography through maps.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-06-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.