• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-25062007-152153
Documento
Autor
Nombre completo
Emerson Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Alves, Gloria da Anunciacao (Presidente)
Arroyo, Maria Mónica
Silva, Paulo Celso da
Título en portugués
Caminhos e descaminhos: a ferrovia e a rodovia no bairro Barcelona em Sorocaba/SP
Palabras clave en portugués
Bairro
Caminhos
Centralidade
Ferrovia
Lugar
Rodovia
Resumen en portugués
Este estudo problematiza a produção espacial de um bairro mediante os caminhos que nele chegam, como a ferrovia e a rodovia. Procura discutir como os caminhos que favoreceram o processo de industrialização e urbanização, sendo resultado das relações de produção de uma sociedade. Assim, o estabelecimento de uma sociedade num dado local advém também da importância dos caminhos criados e elaborados socialmente para esse fim, dando uma continuidade e interferindo nas relações de produção em seu sentido mais amplo: da vida, de mercadorias, de espaços. Esse movimento possibilita a reprodução das esferas produtivas, fazendo parte da sociedade urbana e industrial. Num tempo próprio do bairro, no caso o Bairro Barcelona na cidade de Sorocaba-SP, este tem seu cotidiano transformado ao mesmo tempo em que essa escala do lugar faz parte de um movimento de reprodução do capital que articula outras escalas. Entender esse processo exige que se discuta a expansão da cidade, bem como de sua centralidade e como, ao mesmo tempo, se fragmentam e articulam os espaços, transformando a realidade local.
Título en inglés
Roads and Embezzlements: Railroad and the Highway in the Barcelona Village in Sorocaba/São Paulo
Palabras clave en inglés
Centrality
Highway
Place
Quarter
Railroad
Ways
Resumen en inglés
This study shows the problem in the space production of a neighborhood by means of the roads that arrive in it, as the railroad and the highway. It tries to discuss as the roads that favored the industrialization process and urbanization, being resulted of the relationships of production of a society. Thus, the establishment of a society in a dice local came also of the roads servants' importance and elaborated socially for that end, giving a continuity and interfering in the production relationships in its wider sense: of the life, of goods, of spaces. That movement facilitates the reproduction of the productive spheres, being part of the urban and industrial society. In an own time of the neighborhood, in the case the Barcelona Village in the city of Sorocaba-SP, this has its daily one transformed at the same time in that that scale from the position is part of a movement of reproduction of the capital that articulates other scales. To understand that process demands to discusses the expansion of the city, as well as of its centrality and as, at the same time, how the spaces are fragmented and articulated, transforming the local reality.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-06-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.