• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-21022020-152047
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Meira Zapata Moreno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Damiani, Amelia Luisa (Presidente)
Baitz, Ricardo
Girotto, Eduardo Donizeti
Kikuchi, Wataru
Título em português
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
Palavras-chave em português
Cotidiano
Educação
Escola
Imigrante
Resumo em português
O presente trabalho tem por objetivo entender a vida das crianças imigrantes no Japão. Para tal, a implicação em escolas japonesas e brasileiras no Japão se deu. Para compreender como os estrangeiros vão se tornando parte da máquina ou ficando à margem da sociedade esmiuçaremos o funcionamento da própria escola. Esse quebra-cabeça só pode ser desvendado se nos atentarmos à história e geografia, ao momento fundador do Estado e da escola e suas implicações, bem como às teorias sobre a estrutura social da sociedade japonesa. Assim conseguiremos nos aproximar das questões centrais, por exemplo, o que a sociedade japonesa quer da escola, como a escola realmente é, e como as crianças imigrantes vivem no meio dessas imposições.
Título em inglês
Become machine: a study about Japanese and Brazilian school in Japan
Palavras-chave em inglês
Daily life
Education
Immigrant
School
Resumo em inglês
The present work aims to understand the lives of immigrant children in Japan. To this end, the involvement in Japanese and Brazilian schools in Japan took place. In order to understand how foreigners are becoming part of the machine or staying on the margins of society, we will scrutinize the functioning of the school itself. This puzzle can only be solved if we pay attention to history and geography, the founding moment of the State and the school and its implications, as well as theories about the social structure of Japanese society. In this way, we will be able to approach the central questions, for example, "what does Japanese society want from school", "how school really is", and "how immigrant children live in the middle of these impositions".
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-02-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.