• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-19052021-202823
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Accioli Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Valverde, Rodrigo Ramos Hospodar Felippe (Presidente)
Andrade, Julia Santos Cossermelli de
Campos, Flavio de
Góis, Marcos Paulo Ferreira de
Título en portugués
Entre Muretas e matches: disputas e narrativas hegemônicas na produção simbólica da paisagem através do Santos FC
Palabras clave en portugués
Formação Socioespacial
Futebol
Lugar
Paisagem
Produção Simbólica
Santos FC
Resumen en portugués
O estádio de futebol é um lugar de grande relevância cultural, sendo eu entorno ser local de socialização e de alteridade entre distintos grupos de torcedores. Dentro da Geografia, podemos dizer que o estádio de futebol é um local capaz de evocar memórias afetivas e criar topofilia aos torcedores cujas experiências de espectação se dão ali. Locus de ritualizações, de sociabilidade e de alteridade, o entorno do estádio tem uma paisagem que é produzida. Nessa paisagem produzida, estão expressos símbolos materiais e símbolos imateriais, discursos e narrativas, que são de domínio da elite econômica. Assim, a hegemonia da produção simbólica da paisagem é dada pelos agentes com maiores recursos financeiros e influência política naquele lugar, apontando que os meios de produção simbólicos estão com quem detém os meios de produção das mercadorias. Esse trabalho visa elucidar o processo de produção simbólico hegemônico que utiliza o Santos FC para ser expresso. Para tal, através dos preceitos da Nova Geografia Cultural, analisamos o sistema de símbolos para além do entorno do estádio Urbano Caldeira, a "Vila Belmiro", abarcando toda a cidade de Santos-SP. Em boa medida, o trabalho entende o Santos FC e seu estádio como símbolos dentro de um sistema maior, metonímico, cuja extensão abarca toda a área urbana de seu município sede, com intencionalidades relacionadas à formação identitária do morador à cidade. De forma a investigar qual o negativo do discurso hegemônico, é apresentada na dissertação a formação socioespacial da cidade, visando elencar episódios e personagens históricos capazes de apontar outras narrativas, assim como o embasamento ao discurso elitista. Por conta do contingente de torcedores maior em São Paulo, o trabalho também analisa as dificuldades de deslocamento da paisagem por parte da torcida do Santos FC na capital, suas territorialidades intermitentes, espaços de sociabilidade e encontros em meio a uma realidade distinta à vivenciada na cidade litorânea. Por fim, o trabalho também faz uma defesa do futebol como objeto de estudo da Geografia dada a sua relevância no cotidiano da população de Santos e de qualquer outro município brasileiro onde haja duas metas, um campo e uma bola.
Título en inglés
Among small walls and matches: disputes and hegemonic narratives in the landscape symbolic production through Santos FC
Palabras clave en inglés
Football
Landscape
Place
Santos FC
Sociospatial Formation
Symbolic Production
Resumen en inglés
The football stadium is a place which a great cultural relevance, besides of its surroundings as a place of socialization and otherness among different football fans' groups. Thinking about Geography, it's possible to say that football stadium is a place capable to evoke affective memories and make some topophilia for football fans whose attendance experiences happen in this place. Locus of ritualizations, sociability and otherness, the football stadium surroundings have got a landscape that has been produced. At this produced landscape are expressed material and immaterial symbols, speeches and narratives, which are economical elites' domain. Thus, the hegemonic symbolic production of the landscape is given by highly finance resources and political influence groups, pointing that the means of symbolic production are with means of goods' production owners. This work means to elucidate the hegemonic symbolic production process that uses Santos FC to be expressed. For that, through the New Cultural Geography precepts, this dissertation means to analyze the symbol system apart from Urbano Caldeira stadium - 'Vila Belmiro' - surroundings covering all the city of Santos-SP. To a large exchange, this work studies Santos and its stadium as symbols inside a greater system, metonymic, which extension covers all the urban area of its municipality with intentionalities related to the resident's identity formation with the city. In way to investigate the hegemonic negative speech, it's presented here the city's sociospatial formation, aiming to list historical characters and episodes capable to show different narratives so as the elite speech background. Due the greater football fans' numbers in Sao Paulo, this text analyzes all difficulties in landscape shifting by Santos FC fans in the capital city, their intermittent territorialities, sociability and meeting spaces in the middle of a distinct reality than the coastal city lived one. Finally, this work defends football as Geography study's object by its Santos' population daily relevance as any other Brazilian city with two goalposts and a ball.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-05-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.