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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2017.tde-19012017-131755
Documento
Autor
Nome completo
Bruno Santiago Mastrocola
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Souza, Maria Adélia Aparecida de (Presidente)
Amorim, Cassiano Caon
Rossini, Rosa Ester
Silva, Adriana Maria Bernardes da
Sousa Neto, Manoel Fernandes de
Título em português
Conhecimento e território: instituições de ensino superior e os novos usos do território paulista
Palavras-chave em português
Especialização dos lugares
Instituições de ensino superior
Meio técnico-científico-informacional
Território brasileiro
Uso corporativo do território
Resumo em português
O período técnico-científico-informacional, que é a cara geográfica da globalização, requer crescentemente a participação de conteúdos técnicos e científicos necessários a realização de novas ações, praticada em escala mundial e reconhecida em poucos lugares. Para o presente trabalho de pesquisa, se fez importante observar o papel da ciência na conformação dos territórios, uma vez que a ciência, a partir de seus métodos, tem antecipado as ações no território, dominando a técnica e exige uma nova leitura do mundo para sua realização e produção. Richta in Santos (1988) vai afirmar que trata-se, no atual período, uma verdadeira interdependência entre a ciência e a técnica; a ciência precede a técnica, embora sua realização lhe seja cada vez mais subordinada. O território brasileiro revela o conjunto de ações pretéritas que marcaram o ensino superior em sua breve trajetória pelo país. O que será visto no atual período tende a reforçar a seletividade espacial quanto a promoção de conhecimentos técnicos e científicos, mormente atrelados a presença de uma densidade técnica que ora vai exigir conhecimentos para a promoção e reprodução da vida material. A racionalidade acadêmica tende a promover novos circuitos espaciais produtivos, em uma clara tendência em reforçar os usos corporativos do território em função da escassez tanto da produção quanto do alcance de conhecimentos iniciados pela educação superior. Diante do tropel de eventos recentes reconhecidos no território de acordo com as novas práticas do ensino superior, foi possível reconhecer as ações do planejamento do ensino reforçando as densidades técnicas por ora constituídas, no intento de acentuar a geografia das desigualdades.
Título em inglês
Knowledge and territory: higher education institutions and the new uses of the state's territory
Palavras-chave em inglês
Brazil
Corporate use of the territory
Higher education institutions
Specialization of places
technical-scientific-informational means
Resumo em inglês
The technical-scientific-informational period, which is the geographical face of globalization, increasingly requires the participation of technical and scientific content necessary to perform new actions, practiced worldwide and recognized in a few places. For the present research, it did note the important role of science in shaping the territories, since science from its methods, has anticipated actions in the territory, mastering the technique and requires a new understanding of the world its completion and production. Richta in Santos (1988) will say that it is, in the current period, a real interdependence between science and technology; science precedes the technique, although its realization will be increasingly subordinated. The Brazilian territory reveals the set of actions that marked preterit higher education in his brief career in the country. What will be seen in the current period tends to reinforce the spatial selectivity in the promotion of scientific and technical knowledge, mainly linked to the presence of a density technique that will now require expertise for the promotion and reproduction of material life. The academic rationality tends to promote new productive space circuits in a clear trend to strengthen corporate uses of the territory due to the scarcity of both production of the reach of knowledge initiated by higher education. Recognized before the clatter of recent events in the territory according to the new practices of higher education, it was possible to recognize the actions of planning education enhancing techniques densities for now constituted, in an attempt to accentuate the geography of inequality.
 
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Data de Publicação
2017-01-19
 
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