• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-18022022-232152
Documento
Autor
Nombre completo
Juberlândia Custódio Cabral
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Girotto, Eduardo Donizeti (Presidente)
Alves, Gloria da Anunciação
Pugliese, Renato Marcon
Soares, Marcos de Oliveira
Título en portugués
A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
Palabras clave en portugués
Formação de professores
Geografia
Paulo Freire
PROVE
Resumen en portugués
Nesta pesquisa, analisamos o Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade de Ensino (PROVE), projeto de formação continuada de professores, de inspiração freiriana, desenvolvido por um conjunto de unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo localizadas na Diretoria Regional de Ensino do M'Boi Mirim. A hipótese que norteou a pesquisa é que o PROVE produz uma geografia de formação de professores contra-hegemônica à lógica neoliberal que tem dominado as políticas educacionais nas últimas décadas no Brasil e, para tanto, analisamos os processos desenvolvidos no PROVE partir do contexto geográfico, em especial, da escala do lugar das unidades escolares e de seus sujeitos. Para o desenvolvimento da pesquisa, acompanhamos, durante dois anos letivos, as atividades de formação de professores no PROVE, em especial, os cursos e os seminários de integração. Além disso, realizamos entrevistas com docentes participantes do Programa, com o intuito de compreender as diferentes perspectivas que eles têm sobre os processos de formação de professores ali desenvolvidos e sua relação com o contexto geográfico. De maneira geral, o desenvolvimento da pesquisa possibilitou compreender que, se a formação docente hegemônica, assentada na perspectiva neoliberal, pressupõe um contínuo processo de alienação espacial dos diferentes sujeitos da educação, em uma dinâmica que reforça desenraizamentos e pouco diálogo com o contexto geográfico das unidades escolares, a formação que emerge do PROVE, por sua vez, reafirma a importância da geografia da escola enquanto elemento central na ressignificação das políticas educacionais e da formação/ação docente.
Título en inglés
The Geography from teacher's training: from Freire's experience to Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
Palabras clave en inglés
Geography
Paulo Freire
PROVE
Teacher training
Resumen en inglés
In this master dissertation, we analyze the "Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade de Ensino (PROVE)", a project of continuous teacher training, inspired by Paulo Freire's philosophy, developed by many schools from the Municipal Education Secretary of São Paulo, located in the Regional Directory of M'Boi Mirim. The hypothesis that guided our study was that the geography developed by PROVE as a teacher's training works against the hegemonic neoliberal logic that have been dominant over the educational policies on the last few decades in Brazil. In this way, we analyze the developed process in PROVE from the geographic context and the place of the school unities and their actors. We also accompanied, for two school years, the activities in PROVE, like courses and integration seminars. Besides that, we interviewed docents that was engaged with the program, to try to understand the different perspectives that they have about their teacher training inside the project and their relationship with the geographic context. In general, the development of this dissertation allowed us to understand that, if the teacher formation is hegemonic, based on a neoliberal perspective, that presupposes a continuous process of space alienation from the different education actors, in a dynamic that increases the lost of your roots and also the connection with the school geographical context. The PROVE training promotes reasserts the importance of Geography in school to give a new meaning for the educational policies and teacher training.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-02-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.