• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-17082012-102430
Documento
Autor
Nombre completo
Marcos de Oliveira Soares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Pontuschka, Nidia Nacib (Presidente)
Alves, Gloria da Anunciacao
Cacete, Nuria Hanglei
Santos, Regina Célia Bega dos
Seabra, Odette Carvalho de Lima
Título en portugués
O novo paradigma produtivo e os parâmetros curriculares nacionais de Geografia
Palabras clave en portugués
Competência
Currículo
Ensino de geografia
Parâmetros curriculares nacionais
Recontextualização
Reestruturação produtiva
Resumen en portugués
Esta pesquisa trata das possíveis relações entre um novo paradigma produtivo e a proposta de currículo presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia para o ensino fundamental. Novo paradigma produtivo construído pelo sistema do capital cuja materialização se apresenta entre outras formas de políticas neoliberais como as que conduziram reformas econômicas e educacionais e da reestruturação produtiva com mudanças na forma do produzir que imprime a necessidade de um novo trabalhador mais adaptado, apto, e multifuncional para essa nova forma de produzir e onde a constituição desse trabalhador tenha nas competências cognitivas de atributos individuais sua relação com o mundo do trabalho. O PCN se constitui como um currículo oficial do Estado brasileiro no bojo dessas reformas educacionais, construído a partir de elementos de recontextualização do discurso pedagógico caracterizando-se por um currículo por competências, cuja expressão para o ensino fundamental são os temas transversais. No caso da Geografia, o PCN critica uma abordagem marxista e salienta a fenomenologia como a metodologia científica mais adequada ao entendimento dos fatos geográficos. A fenomenologia constitui-se numa leitura filosófica da realidade, a partir da subjetividade dos sujeitos, onde o caráter individualista de leitura de mundo é bastante presente e forte. A partir do método dialético, relaciono esses elementos e defendo que reside nessa aproximação entre o currículo por competências e a proposta fenomenológica para a Geografia, uma possível relação do PCN de Geografia para o ensino fundamental e um novo paradigma produtivo.
Título en inglés
The new productive paradigm and the national curricular parameters of Geography
Palabras clave en inglés
Competence
Curriculum
Geography teaching
National curricular parameters
Productive restructuration
Recontextualization
Resumen en inglés
This research is about the possible relations between a new productive paradigm and the proposal of curriculum in the National Curricular Parameters (PCN) of Geography for high school. New productive paradigm created by the capital system, which manifestation shows itself among other ways of neoliberal policies as the ones which conducted economic and educational reform and the productive restructuration with changes in the producing way, what leads to the necessity of a new worker more adapted, able, and multifunctional for this new way of producing and where the constitution of this worker has, in the cognitive competences of individual qualities, its relation with the working world. The PCN constitutes itself as an official curriculum of the Brazilian state in the core of these educational reforms, made up from elements of the pedagogic discourse recontextualization characterizing itself as a curriculum of competences, which expression for high school are the transversal themes. In the case of Geography, the PCN criticizes an Marxist approach and emphasizes the phenomenology as a scientific methodology more suitable to the comprehension of the geography facts. The phenomenology constitutes itself as a philosophical reading of reality, took from the subjectivity of the individuals, where the individualistic character of the world reading is really present and strong. From the dialectical method on, I relate these elements and stand for the fact that there is, in this rapprochement between the curriculum of competences and the phenomenological proposal for the Geography, a possible relation of the PCN and Geography for high school and a new productive paradigm.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-08-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.