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Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Peluzio Ferreira Martins
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Miranda, Maria Eliza (Président)
Buitoni, Marísia Margarida Santiago
Marcos, Valeria de
Ribeiro, Emerson
Titre en portugais
O livro didático de Geografia: seus limites e perspectivas como instrumento de mediação do processo de ensino-aprendizagem
Mots-clés en portugais
Ensino de geografia
Livro didático
Mediação
Pensamento complexo
Teoria histórico-cultural
Resumé en portugais
O presente trabalho trata de um estudo realizado a respeito do Livro Didático de Geografia para o Ensino Fundamental II, onde buscamos entender como esse material proposto na maior parte dos estabelecimentos públicos de ensino do país contribui para a mediação da aprendizagem dos conhecimentos geográficos, analisando também através das falas dos estudantes o conteudismo presente nas práticas educacionais e a falta de sentido em se estudar uma geografia pronta e acabada que chega pelos livros didáticos na escola. Dessa forma este estudo é sobre o Livro Didático de Geografia junto a seis turmas do 6º, 7º e 8º ano de Ensino Fundamental II no Sertão Central de Pernambuco. Tendo como objetivo investigar, discutir e refletir sobre os limites e perspectivas do Livro Didático de Geografia enquanto instrumento de mediação do processo de aprendizagem. Buscamos fundamentos teóricos na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski como base da psicologia da aprendizagem e as bases filosóficas do Pensamento Complexo de Edgar Morin e sistemas teóricos relacionados. A partir desses embasamentos acreditamos oferecer as condições teóricas e didáticas que podem favorecer uma reflexão acerca de um Ensino de Geografia que efetivamente forme cidadãos reflexivos e críticos, com habilidades necessárias para se viver na sociedade contemporânea. Na abordagem metodológica, utilizamos uma abordagem qualitativa, com pesquisa dialógica, onde as falas dos sujeitos pesquisados dialogam com as do pesquisador respaldando-se como sujeitos discursivos conforme o pensamento filosófico de Mikhail Bakhtin. Inicialmente aplicou-se questionários e depois da análise dos mesmos realizou-se entrevistas com os estudantes das turmas mencionadas e sua professora. Fazendo uma consistente investigação, através da análise do livro, dos discursos dos alunos e sua professora para compreender o processo de mediação da aprendizagem em Geografia.
Titre en anglais
The Geography Textbook: its limits and perspectives as mediation instrument of the learning process
Mots-clés en anglais
Complex thought
Cultural-historical theory
Geography teaching
Mediation
Textbook
Resumé en anglais
This Master dissertation deals with a study carried out regarding the Geography Textbook for Elementary School, where we seek to understand how this material proposed in most public educational establishments in the country contributes to the learning of geographical knowledge, analyzing also through the speeches of the students the content present in the educational practices and the lack of sense in studying a geography ready and finished that arrives by the textbook in the school. This this study is about Geography Textbook of six classes of 6º, 7º e 8º year of Elementary School in the Pernambuco Central Hinterland. It aims to investigate, discuss and reflect on the limits and perspectives of the Geography Textbook as the instrument of mediation in the teachinglearning process. We seek theoretical foundations in Vygotsky's Cultural-Historical Theory as the basis of learning psychology and the philosophical bases of Edgar Morin's Complex Thought and related theoretical systems. From these bases we believe we offer the theoretical and didactic conditions that can further a reflection about a Geography Teaching that effectively forms reflective and critical citizens with the necessary skills to live in contemporary society. In the methodological approach, we use a qualitative approach, with dialogic research, where the speeches of the researched subjects dialogue with those of the researcher backing up as discursive subjects according to the philosophical thought of Mikhail Bakhtin. Questionnaires were initially applied and after their analysis, interviews were conducted with the students of the mentioned classes and their teacher. Doing a consistent investigation, through the analysis of the book, the discourses of the students and their teacher to understand the teaching-learning process of Geography.
 
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Date de Publication
2019-07-16
 
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