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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-16042019-145726
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Benetazzo Serrer
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Toledo, Carlos de Almeida (Presidente)
Alfredo, Anselmo
Boechat, Cássio Arruda
Giavarotti, Daniel Manzione
 
Título em português
Estudo sobre as imagens fotográficas da Chapada Diamantina
Palavras-chave em português
Autonomização
Chapada Diamantina
Fotografia
Região
Representação
Resumo em português
Esta dissertação pretendeu interpretar as representações fotográficas da área que hoje é compreendida como Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia. Para tanto, está sugerida a necessidade de considerar os limites objetivos da paisagem como categoria de análise do processo social do qual resulta e, consequentemente, de sua representação em fotografias. Na interpretação aqui empreendida, a paisagem e a fotografia que fazem aparecer tal processo, ao mesmo tempo escondem aquilo que lhe é substancial enquanto forma social. Característica própria da sociabilidade mediada pela mercadoria. Por isso, durante o processo de estudo, por um lado buscou-se montar um panorama interpretativo lógico e histórico da área estudada e dos nexos que estabelece enquanto particularidade com a totalidade da reprodução social capitalista em escala nacional e global. Em paralelo correlato, buscou-se estabelecer um quadro das relações que possibilitaram a produção de cada um dos grupos de imagens selecionados para a realização dessa pesquisa. A análise crítica desses processos é a intenção dessa dissertação.
 
Título em inglês
Study about the photography images of Chapada Diamantina
Palavras-chave em inglês
Autonomization
Chapada Diamantina
Photography
Region
Representation
Resumo em inglês
This dissertation intended to interpret the photographic representations of the area that today is understood as Chapada Diamantina, located in the state of Bahia. Therefore, it is suggested the need to consider the objective limits of the landscape as a category of analysis of the social process from which it results and, consequently, of its representation in photographs. In the interpretation made here, the landscape and the photograph that make this process appear, at the same time hide what is substantial as a social form. Characteristic of sociability mediated by the commodity. For this reason, during the study process, on the one hand we sought to create a logical and historical interpretive panorama of the area studied and the nexus that establishes as a particularity with the totality of capitalist social reproduction on a national and global scale. In parallel correlate, it was tried to establish a framework of the relations that enabled the production of each of the groups of images selected for the accomplishment of this research. The critical analysis of these processes is the intention of this dissertation.
 
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Data de Publicação
2019-04-16
 
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