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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-15012024-112210
Documento
Autor
Nombre completo
Igor Venceslau Freitas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Arroyo, Maria Mónica (Presidente)
Silva, Adriana Maria Bernardes da
Silveira, María Laura
Xavier, Marcos Antonio de Moraes
Título en portugués
Espaço geográfico e economia digital: usos do território brasileiro para o comércio eletrônico
Palabras clave en portugués
Comércio eletrônico
Economia digital
Informação
Logística
Território brasileiro
Resumen en portugués
O período atual é marcado pela emergência de um novo meio geográfico, cuja combinação de variáveis como técnica, ciência e informação alteram os conteúdos do espaço e modificam as ações sociais. As novas tecnologias de informação e comunicação, combinadas com o surgimento da Internet, contribuem para ampliar a importância do par virtual-material. Neste contexto, surge o comércio eletrônico - uma versão atualizada do comércio no meio técnico-científico-informacional, amparado na logística como lastro material de sua realização. Esta pesquisa objetiva discutir o comércio eletrônico como uma atividade econômica associada aos conteúdos técnicos e políticos do território, no bojo da atual divisão territorial e internacional do trabalho, da aceleração da circulação de mercadorias pela logística e da expansão do meio técnico-científico-informacional no Brasil. Amparado num sistema de conceitos elaborados por Milton Santos, buscou-se compreender o e-commerce como um fenômeno geográfico. Foram levantados dados sobre: condições técnicas e normativas que possibilitaram o surgimento do fenômeno no Brasil; os agentes envolvidos nas atividades, seus conflitos e cooperação; a logística realizada, com os modais de transporte e os prazos empregados; o papel da intermediação das instituições financeiras; as redes constituídas e sua relação com a rede urbana. Os dados foram adquiridos principalmente por meio de fontes bibliográficas e documentais, trabalhos de campo, entrevistas, simulações online em websites de empresas de comércio eletrônico. Por meio de discussão teórica, análise dos resultados e elaboração gráfica e cartográfica, pretendeu-se contribuir para o melhor entendimento do território brasileiro por meio das novas atividades surgidas a partir da imbricação das variáveis-chave da contemporaneidade.
Título en inglés
Geographical space and digital economy: uses of Brazilian territory for e-commerce
Palabras clave en inglés
Brazilian territory
Digital economy
E-commerce
Information
Logistics
Resumen en inglés
The current period is marked by the emergence of a new geographical milieu, which combination of variables such as technique, science and information change the contents of the space and modifies the social actions. The new technologies of information and communication, combined with the rising of the Internet, contribute to expand the importance of the pair virtual-material. In this context, the e-commerce appears - an updated version of commerce in the techno-scientific-informational milieu, supported by logistics as its material ballast. This research aims to discuss the e-commerce as an economic activity related to the technical and political contents of the territory, in the context of the actual spatial and international division of labor, the acceleration of the commodities' circulation by logistics and the expansion of the techno-scientific-informational milieu in Brazil. Based on a concept system by Milton Santos, we intended to comprehend the e-commerce as a geographical phenomenon. It was collected data about: technical and normative conditions that allowed the e- commerce to start in Brazil; the agents involved in this activity, their conflicts and cooperation; the logistics applied, with the transportation modes and the delivery times used; the role of the financial institutions as mediators; the networks built and their relation with the urban system. The data was mainly acquired by means of bibliographical and documental sources, fieldwork, interviews, online simulations on the e-commerce companies' websites. After theoretical discussion, analysis of the results and graphical and cartographical work, we intended to contribute towards a better understanding of the Brazilian territory through the new activities that rose from the imbrication of the key variables of the contemporaneity. Keywords: Digital economy, E-commerce, Brazilian territory, Information, Logistics
 
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Fecha de Publicación
2024-01-15
 
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